Arnold no Real? 7 jogadores que podem mudar de time no exterior em janeiro
O Mercado da Bola está prestes a recomeçar na Europa. A partir da virada do ano, clubes dos principais países do Velho Continente, como Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha, estarão novamente aptos a contratar e inscrever jogadores nas competições que disputam.
A janela de transferências de janeiro costuma ser mais modesta que a do meio do ano e serve principalmente para ajustes pontuais nos elencos. Mas isso não significa que ela não vá impactar a vida de alguns jogadores importantes.
O "Blog do Rafael Reis" selecionou abaixo sete atletas relevantes do cenário internacional que podem mudar de clube ao longo das próximas semanas. É bom prestarmos atenção nos destinos deles.
TRENT ALEXANDER-ARNOLD
Lateral direito, 26 anos
Inglês, Liverpool (ING)
A ideia do Real Madrid era esperar até o fim do contrato de Alexander-Arnold, em junho, para contratar um dos melhores laterais direitos do mundo sem precisar pagar pelos direitos econômicos. Só que a grave lesão de joelho sofrida pelo titular Dani Carvajal e as consecutivas falhas defensivas do reserva Lucas Vázquez mudaram completamente esse cenário. Diante da necessidade de salvar 2024/25, o atual campeão espanhol e europeu já aceita sentar para negociar com o Liverpool agora na janela de janeiro. E sabe que precisará abrir a carteira para ter o inglês em seu elenco mais cedo do que desejava.
BRUNO GUIMARÃES
Meia, 27 anos
Brasileiro, Newcastle (ING)
A pior sequência de resultados da carreira de Pep Guardiola como técnico (uma vitória e oito derrotas nas últimas 11 partidas) vai obrigar o Manchester City a acelerar o processo de reconstrução do seu elenco. E uma das prioridades do endinheirado tetracampeão inglês para dar um fôlego novo ao time é o brasileiro Bruno Guimarães. O hoje jogador do Newcastle tem boas chances de protagonizar a maior transferência da janela de janeiro, já que dificilmente será negociado por uma proposta inferior a 100 milhões de euros (R$ 656,5 milhões) -o City deseja incluir pelo menos um jovem valor na transação para barateá-la um pouco.
VIKTOR GYÖKERES
Atacante, 26 anos
Sueco, Sporting (POR)
Artilheiro da temporada europeia, com 26 gols em 24 partidas, o camisa 9 do Sporting tem tudo para ser o nome mais disputado da janela de janeiro. Arsenal, Manchester United, Paris Saint-Germain e Chelsea são os clubes que desejam a todo custo incorporar Gyökeres ao seu elenco já para a segunda metade da temporada. Barcelona, Real Madrid e Liverpool também têm interesse no centroavante, mas não devem fazer qualquer movimento para contratá-lo até junho. Aí, a bola está com o Sporting: aproveitar a valorização atual para vender seu melhor jogador imediatamente ou apostar que ele estará ainda mais alta daqui a seis meses?
SADIO MANÉ
Atacante, 32 anos
Senegalês, Al-Nassr (ARA)
Após um ano e meio fazendo companhia a Cristiano Ronaldo no ataque do Al-Nassr, o astro senegalês tem visto fortes rumores de uma possível volta para o futebol europeu. Em busca de uma opção mais confiável para fazer sombra à dupla Lautaro Martínez e Marcus Thuram, a Inter de Milão está louquinha para contratar Mané, nem que seja por empréstimo. Como o Al-Nassr praticamente já se despediu da briga pelo título saudita (está 11 pontos atrás do líder, Al-Ittihad, que só não ganhou um jogo até o momento), existe sim a chance de o clube permitir essa saída.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberÉDERSON
Volante, 25 anos
Brasileiro, Atalanta (ITA)
O ex-jogador de Corinthians e Fortaleza é a primeira opção do City para substituir Rodri, volante espanhol vencedor da última Bola de Ouro e que só voltará aos gramados na próxima temporada. O problema é o que os ingleses precisam dessa transferência já para o comecinho da janela de janeiro, e a Atalanta não está muito afim de liberar um dos pilares do time que luta para ser campeão italiano pela primeira vez na história. O impasse até pode ser resolvido com muito dinheiro (mais que os 60 milhões de euros, ou R$ 395 milhões) inicialmente previstos, mas o City já estuda outras opções.
MARTÍN ZUBIMENDI
Volante, 25 anos
Espanhol, Real Sociedad (ESP)
Com as dificuldades impostas pela Atalanta para liberação de Éderson, o nome que tem ganhado força no Manchester City para tentar amenizar a perda de Rodri é o de um outro espanhol. Zubimendi fez parte do elenco campeão da última Eurocopa, jogou a carreira toda na Real Sociedad e agora está disposto a buscar um novo e maior desafio profissional. O volante quase foi para o Liverpool na última janela, mas o negócio acabou não se concretizando. Agora, além do City, o Real Madrid também pensa em investir nele.
MURILLO
Zagueiro, 22 anos
Brasileiro, Nottingham Forest (ING)
Em busca de um novo zagueiro para amenizar o problema causado pelas lesões de Éder Militão, David Alaba e Dani Carvajal (lateral direito que também pode atuar pela faixa central da defesa), o Real trabalha com a hipótese de buscar na Inglaterra o brasileiro Murillo. O ex-Corinthians, uma das melhores caras novas que surgiram na Premier League nas duas últimas temporadas, atende perfeitamente aos critérios do presidente Florentino Pérez, que tem priorizado a contratação de jogadores mais jovens.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.