Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Arnold no Real? 7 jogadores que podem mudar de time no exterior em janeiro

O Mercado da Bola está prestes a recomeçar na Europa. A partir da virada do ano, clubes dos principais países do Velho Continente, como Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha, estarão novamente aptos a contratar e inscrever jogadores nas competições que disputam.

A janela de transferências de janeiro costuma ser mais modesta que a do meio do ano e serve principalmente para ajustes pontuais nos elencos. Mas isso não significa que ela não vá impactar a vida de alguns jogadores importantes.

O "Blog do Rafael Reis" selecionou abaixo sete atletas relevantes do cenário internacional que podem mudar de clube ao longo das próximas semanas. É bom prestarmos atenção nos destinos deles.

TRENT ALEXANDER-ARNOLD
Lateral direito, 26 anos
Inglês, Liverpool (ING)

A ideia do Real Madrid era esperar até o fim do contrato de Alexander-Arnold, em junho, para contratar um dos melhores laterais direitos do mundo sem precisar pagar pelos direitos econômicos. Só que a grave lesão de joelho sofrida pelo titular Dani Carvajal e as consecutivas falhas defensivas do reserva Lucas Vázquez mudaram completamente esse cenário. Diante da necessidade de salvar 2024/25, o atual campeão espanhol e europeu já aceita sentar para negociar com o Liverpool agora na janela de janeiro. E sabe que precisará abrir a carteira para ter o inglês em seu elenco mais cedo do que desejava.

BRUNO GUIMARÃES

Imagem
Imagem: Reprodução/Instagram


Meia, 27 anos
Brasileiro, Newcastle (ING)

A pior sequência de resultados da carreira de Pep Guardiola como técnico (uma vitória e oito derrotas nas últimas 11 partidas) vai obrigar o Manchester City a acelerar o processo de reconstrução do seu elenco. E uma das prioridades do endinheirado tetracampeão inglês para dar um fôlego novo ao time é o brasileiro Bruno Guimarães. O hoje jogador do Newcastle tem boas chances de protagonizar a maior transferência da janela de janeiro, já que dificilmente será negociado por uma proposta inferior a 100 milhões de euros (R$ 656,5 milhões) -o City deseja incluir pelo menos um jovem valor na transação para barateá-la um pouco.

Continua após a publicidade

VIKTOR GYÖKERES
Atacante, 26 anos
Sueco, Sporting (POR)

Imagem
Imagem: Gualter Fatia/Getty Images

Artilheiro da temporada europeia, com 26 gols em 24 partidas, o camisa 9 do Sporting tem tudo para ser o nome mais disputado da janela de janeiro. Arsenal, Manchester United, Paris Saint-Germain e Chelsea são os clubes que desejam a todo custo incorporar Gyökeres ao seu elenco já para a segunda metade da temporada. Barcelona, Real Madrid e Liverpool também têm interesse no centroavante, mas não devem fazer qualquer movimento para contratá-lo até junho. Aí, a bola está com o Sporting: aproveitar a valorização atual para vender seu melhor jogador imediatamente ou apostar que ele estará ainda mais alta daqui a seis meses?

SADIO MANÉ
Atacante, 32 anos
Senegalês, Al-Nassr (ARA)

Imagem
Imagem: Stringer/REUTERS

Após um ano e meio fazendo companhia a Cristiano Ronaldo no ataque do Al-Nassr, o astro senegalês tem visto fortes rumores de uma possível volta para o futebol europeu. Em busca de uma opção mais confiável para fazer sombra à dupla Lautaro Martínez e Marcus Thuram, a Inter de Milão está louquinha para contratar Mané, nem que seja por empréstimo. Como o Al-Nassr praticamente já se despediu da briga pelo título saudita (está 11 pontos atrás do líder, Al-Ittihad, que só não ganhou um jogo até o momento), existe sim a chance de o clube permitir essa saída.

Continua após a publicidade

ÉDERSON
Volante, 25 anos
Brasileiro, Atalanta (ITA)

Imagem
Imagem: Getty Images

O ex-jogador de Corinthians e Fortaleza é a primeira opção do City para substituir Rodri, volante espanhol vencedor da última Bola de Ouro e que só voltará aos gramados na próxima temporada. O problema é o que os ingleses precisam dessa transferência já para o comecinho da janela de janeiro, e a Atalanta não está muito afim de liberar um dos pilares do time que luta para ser campeão italiano pela primeira vez na história. O impasse até pode ser resolvido com muito dinheiro (mais que os 60 milhões de euros, ou R$ 395 milhões) inicialmente previstos, mas o City já estuda outras opções.

MARTÍN ZUBIMENDI
Volante, 25 anos
Espanhol, Real Sociedad (ESP)

Imagem
Imagem: JOSE JORDAN / AFP

Com as dificuldades impostas pela Atalanta para liberação de Éderson, o nome que tem ganhado força no Manchester City para tentar amenizar a perda de Rodri é o de um outro espanhol. Zubimendi fez parte do elenco campeão da última Eurocopa, jogou a carreira toda na Real Sociedad e agora está disposto a buscar um novo e maior desafio profissional. O volante quase foi para o Liverpool na última janela, mas o negócio acabou não se concretizando. Agora, além do City, o Real Madrid também pensa em investir nele.

Continua após a publicidade

MURILLO
Zagueiro, 22 anos
Brasileiro, Nottingham Forest (ING)

Imagem
Imagem: Divulgação

Em busca de um novo zagueiro para amenizar o problema causado pelas lesões de Éder Militão, David Alaba e Dani Carvajal (lateral direito que também pode atuar pela faixa central da defesa), o Real trabalha com a hipótese de buscar na Inglaterra o brasileiro Murillo. O ex-Corinthians, uma das melhores caras novas que surgiram na Premier League nas duas últimas temporadas, atende perfeitamente aos critérios do presidente Florentino Pérez, que tem priorizado a contratação de jogadores mais jovens.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.