Emprestado pelo Palmeiras brilha em Portugal e conquista 'ilha de CR7'
A geração que deu ao Palmeiras seus dois primeiros títulos de Copa São Paulo de juniores e acabou com uma das piadas mais recorrentes do futebol brasileiro não produziu apenas Endrick e Estêvão.
Além dos garotos que acabaram se transformando nos protagonistas da equipe adulta nas duas últimas temporadas, ela também gerou uma série de jovens que teve de ir embora do Allianz Parque para encontrar um lugar ao sol no futebol.
E um desses talentos precisou de apenas cinco meses jogando na Europa para se transformar em destaque de um dos principais campeonatos nacionais do Velho Continente.
Emprestado ao Nacional de Funchal desde julho, Garcia já deu as caras em algumas seleções da semana do Campeonato Português e está na briga pelo posto de melhor lateral direito da temporada.
Criador de chances
Escalado como titular da linha defensiva desde seu primeiro jogo na Ilha da Madeira (onde Cristiano Ronaldo nasceu), o brasileiro tem se destacado especialmente por sua atuação no campo de ataque.
Segundo dados do "Sofascore", plataforma que contabiliza as estatísticas de campeonatos ao redor do mundo, Garcia é o segundo defensor que mais criou chances de gol na liga portuguesa em 2024/25.
Seu azar é que os companheiros só conseguiram transformar as cinco oportunidades geradas pelo camisa 22 em um mísero gol. Também pudera: a equipe do lateral está longe de ser uma maravilha e tem o segundo pior ataque de toda a competição: oito bolas nas redes em 14 jogos).
Mas, mesmo jogando em um time cujo desejo único é não voltar para a segunda divisão (ocupa a 14ª posição dentre 18 participantes), Garcia tem conseguido se destacar. Sua média no "Sofascore" é de 7,15, a mais alta do elenco do Nacional e a terceira maior dentre os laterais direitos em atividade em Portugal.
Futuro no Palmeiras?
Cedido à equipe portuguesa até o fim da temporada europeia, Garcia ainda pode retornar ao Palmeiras no segundo semestre de 2025 se convencer o técnico Abel Ferreira a lhe dar uma nova chance.
Promovido ao time principal em 2021, mas com empréstimos para a base até o ano seguinte, o lateral chegou a fazer 32 partidas com a camisa alviverde, mas nunca conseguiu sair da sombra dos veteranos Marcos Rocha e Mayke, os donos da posição já há um bom tempo.
Com a possível saída de Mayke, o Palmeiras deve entrar na próxima temporada com Marcos Rocha e o argentino Agustín Giay como opções para a lateral direita. Só que o primeiro já tem 36 anos, o que aumenta a perspectiva de um aproveitamento de Garcia no futuro.
Janela agitada
Depois do pior ano da gestão Abel, com a conquista apenas do título paulista, o Palmeiras promete mergulhar com força nesta janela de transferências a fim de tornar o time suficientemente forte para fazer bonito no Super Mundial de Clubes.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberO clube já acertou a contratação do atacante uruguaio Facundo Torres, do Orlando City, por US$ 12 milhões (R$ 73 milhões), e promete fazer um investimento ainda mais alto para contar também com Paulinho (Atlético-MG) na sua linha de frente.
Há ainda a expectativa da chegada de pelo menos um novo zagueiro (o argentino Santiago Ramos Mingo, do Defensa y Justicia, está encaminhado) e um meia (Martinelli, do Fluminense, e Andreas Pereira, do Fulham, são as opções mais comentadas).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.