44 jogos em 10h: por que hoje é o dia mais cheio do ano no futebol inglês?
Enquanto torcedores de boa parte do mundo passarão esse 26 de dezembro sem pensar em futebol e vivendo aquela bela ressaca dos excessos etílicos e alimentícios cometidos no Natal, os ingleses terão uma verdadeira maratona de bola rolando pela frente.
Afinal, hoje é o Boxing Day, simplesmente o dia mais nobre e movimentado do calendário anual do futebol profissional.
Considerando apenas as quatro primeiras divisões da Inglaterra, aquelas que são consideradas 100% profissionais, serão disputadas 44 partidas em um período de menos de dez horas (entre 9h30 e 19h, de Brasília).
Ao contrário do que acontece ao longo do restante da temporada, essa rodada praticamente não é desmembrada em mais dias. Somente duas partidas da Premier League (Brighton x Brentford e Arsenal x Ipswich Town) ficaram para amanhã. Nas segunda, terceira e quarta divisões, todos os jogos serão hoje mesmo.
Classificação e jogos
O que é Boxing Day?
Tradição no Reino Unido e também em alguns outros países colonizados por ingleses, o Boxing Day é uma espécie de prorrogação do Natal, sempre comemorada no dia seguinte ao aniversário de nascimento de Jesus.
Na Inglaterra, essa data é considerada feriado há um século e meio, desde 1871, e tradicionalmente serve para que as pessoas troquem os presentes que não gostaram ou que não serviram recebidos durante os festejos natalinos.
A data é uma espécie de Black Friday que cai em qualquer dia da semana. O Boxing Day é um dia em que as lojas promovem grandes liquidações para queimar os estoques antes da virada do ano.
Por que tanto futebol?
As rodadas cheias de Boxing Day são uma das tradições mais fortes do futebol inglês. Desde o fim do século 19, os ingleses se acostumaram a praticar o futebol e ir aos estádios assistir às partidas da modalidade nos últimos dias do ano.
Até 1959, o Inglês tinha partidas disputadas até mesmo no Natal. Hoje, esses jogos foram transferidos para o dia seguinte, que também é feriado, o que facilita bastante a vida dos torcedores.
O costume está tão enraizado na cultura inglesa que muitas famílias que viajam nos últimos dias do ano já colocam na rota dos seus passeios turísticos a ida aos estádios para acompanhar in loco alguma partida de futebol.
Além da tradição, ter jogos nesse período é também uma grande jogada de marketing da Premier League. Como os outros campeonatos costumam estar paralisados no período, a competição acaba reinando soberana nas TVs do mundo todo por alguns dias e, consequentemente, conquista novos fãs.
O que está em jogo?
Como o Liverpool já tem quatro pontos de vantagem para o Chelsea, não pode ser alcançado nesta rodada e continuará na liderança mesmo que tropece contra o Leicester, a grande atração do Boxing Day será a nova tentativa do Manchester City de afastar a maior crise vivida por Pep Guardiola.
O confronto entre os atuais tetracampeões da Premier League e o Everton está marcado para 9h30 (de Brasília) é justamente a partida que abre o dia de futebol no país que criou a modalidade.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberO City só ganhou uma partida nos últimos 60 dias e sofreu nada menos que nove derrotas nos 12 jogos mais recentes que disputou. A sequência, inédita na carreira do seu treinador, derrubou o time para a sétima colocação do Inglês e já coloca em risco sua participação na próxima edição da Liga dos Campeões da Europa.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.