Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Em 2024, ataque do Bota é o melhor do Brasil e nº 55 do mundo; veja ranking

Campeão brasileiro e da Copa Libertadores da América, o Botafogo encerrou 2024 emplacando todos os titulares da sua linha ofensiva em seleções: Luiz Henrique e Igor Jesus jogam pelo Brasil, Thiago Almada defende a Argentina e Jefferson Savarino veste as cores da Venezuela.

Também pudera, a equipe dirigida por Artur Jorge foi dona do melhor ataque do futebol pentacampeão mundial na temporada. Foram 123 gols marcados em 75 partidas.

A média de 1,64 tento por jogo impressiona para os padrões brasileiros. Mas, internacionalmente falando, não é tudo isso assim.

Segundo levantamento feito pelo "Blog do Rafael Reis", o ataque do Botafogo foi o 55º melhor do futebol mundial neste ano. Ou seja, outros 54 times do primeiro escalão do futebol mundial balançaram as redes adversárias em um ritmo maior que o dele.

Critérios

Para elaborar o ranking dos ataques mais produtivos de 2024, a reportagem considerou todos os clubes participantes da primeira divisão de 20 dos principais campeonatos nacionais da atualidade.

Essa lista é composta pelas dez ligas mais bem avaliadas pela Uefa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Bélgica, Turquia e República Tcheca), além de Rússia, Brasil, Argentina, MLS, México, Egito, Arábia Saudita, Qatar, Coreia do Sul e Japão.

Foram consideradas todas as partidas oficiais disputadas por esses clubes entre os dias 1º de janeiro e 26 de dezembro. Os jogos realizados a partir de sexta-feira foram ignorados por conta da data de fechamento da reportagem.

Melhor ataque vem da Holanda

Nada de Real Madrid, Barcelona, Liverpool, Arsenal, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain ou outra daquelas potências que botam medo em todo mundo. Em 2024, o ataque que mais levou as defesas adversárias à loucura vem da Holanda.

Continua após a publicidade

O PSV Eindhoven, que lidera seu campeonato nacional da atual temporada, foi o time de melhor média de gols ao longo do ano: 3,02 por partida. E olha que o centroavante deles é o veterano Luuk de Jong, de triste passagem pelo Barça.

Já no número de gols absoluto, ninguém supera o Sporting, de Viktor Gyökeres, o artilheiro sensação da Europa. Os portugueses marcaram 153 vezes no ano, nove gols a mais do que o PSV, segundo no ranking.

Os melhores ataques de 2024

1 - PSV Eindhoven (HOL): 3,02 gol por jogo
2 - Sporting (POR): 2,78 gol por jogo
3 - Galatasaray (TUR): 2,63 gol por jogo
4 - Al-Hilal (ARA): 2,58 gol por jogo
5 - Barcelona (ESP): 2,57 gol por jogo
6 - Bayern de Munique (ALE): 2,57 gol por jogo
7 - Chelsea (ING): 2,52 gol por jogo
8 - Liverpool (ING): 2,48 gol por jogo
9 - Benfica (POR): 2,34 gol por jogo
10 - Paris Saint-Germain (FRA): 2,34 gol por jogo
55 - Botafogo (BRA): 1,64 gol por jogo

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.