Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Flamengo fecha 2024 com a 4ª melhor defesa do mundo; confira o ranking

Em 2024, o Flamengo não passou nem perto de vencer o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América, seus principais objetivos da temporada. Mas, definitivamente, a culpa de as metas não terem sido alcançadas não foi do seu sistema defensivo.

De acordo com levantamento feito pelo "Blog do Rafael Reis", o time rubro-negro fechou o ano com a quarta melhor defesa do planeta.

A equipe de Léo Pereira, Fabrício Bruno, Léo Ortiz e David Luiz registrou média de 0,70 tento sofrido por jogo ao longo de 2024. Desconsiderando o Campeonato Brasileiro, onde sofreu 42 gols, o Fla só foi vazado em mais nove oportunidades na soma de todas as outras competições.

O desempenho da equipe da Gávea não é fato isolado. Palmeiras e Botafogo também mandaram bem no quesito defesa e marcam presença no top 20 do ranking mundial dos gols sofridos.

Critérios

Para elaborar o ranking das defesas mais intransponíveis de 2024, a reportagem considerou todos os clubes participantes da primeira divisão de 20 dos principais campeonatos nacionais da atualidade.

Essa lista é composta pelas dez ligas mais bem avaliadas pela Uefa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Bélgica, Turquia e República Tcheca), além de Rússia, Brasil, Argentina, MLS, México, Egito, Arábia Saudita, Qatar, Coreia do Sul e Japão.

Foram consideradas todas as partidas oficiais disputadas por esses clubes entre os dias 1º de janeiro e 26 de dezembro. Os jogos realizados a partir de sexta-feira foram ignorados por conta da data de fechamento da reportagem.

Muralha egípcia

Clube mais poderoso da África e vencedor de quatro das cinco últimas edições da Champions daquele continente, o Al Ahly é o time que menos buscou bolas nas redes no ano que está para terminar.

Continua após a publicidade

Os egípcios registraram média de 0,56 tento sofrido por partida, pouco melhor que o 0,67 do Zenit São Petersburgo, segundo colocado. Vale lembrar, no entanto, que a equipe russa está proibida de disputar competições europeias, o que diminui bastante o nível técnico dos seus adversários.

A única potência do Velho Continente com performance defensiva superior à do Flamengo é a Inter de Milão, número três do mundo, com 0,68 gol por jogo. O Arsenal é outro time do topo da pirâmide europeia que também aparece no top 10.

As melhores defesas de 2024

1 - Al Ahly (EGI): 0,56 gol sofrido por jogo
2 - Zenit São Petersburgo (RUS): 0,67 gol sofrido por jogo
3 - Inter de Milão (ITA): 0,68 gol sofrido por jogo
4 - Flamengo (BRA): 0,70 gol sofrido por jogo
5 - Huracán (ARG): 0,72 gol sofrido por jogo
6 - Arsenal (ING): 0,73 gol sofrido por jogo
7 - River Plate (ARG): 0,77 gol sofrido por jogo
8 - Athletic Bilbao (ESP): 0,78 gol sofrido por jogo
9 - Pyramids (EGI): 0,79 gol sofrido por jogo
10 - Vélez Sarsfield (ARG): 0,80 gol sofrido por jogo
12 - Palmeiras (BRA): 0,84 gol sofrido por jogo
14 - Botafogo (BRA): 0,87 gol sofrido por jogo

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.