Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Gyökeres supera Haaland e é o artilheiro do mundo em 2024; veja o ranking

Sessenta e dois gols em 62 partidas. Em 2024, nenhum jogador no futebol mundial balançou mais as redes adversárias que Viktor Gyökeres.

O artilheiro do Campeonato Português superou (e com uma folga das mais confortáveis) as marcas de Erling Haaland (49), Harry Kane (46), Cristiano Ronaldo (43) e Robert Lewandowski (42), atacantes acostumados a serem tratados como os melhores do planeta na posição.

Foram 52 gols marcados pelo Sporting e mais dez com a camisa da seleção sueca, dois novos recordes na carreira do centroavante de 26 anos.

A facilidade em alterar o placar das partidas transformou Gyökeres em um dos nomes mais cobiçados na atualidade. Arsenal, Manchester United, Liverpool e Barcelona são alguns dos clubes cotados para tentar contratá-lo já na janela de transferências de janeiro ou, no mais tardar, no Mercado da Bola de fim da temporada europeia.

O 2024 de Gyökeres

No ano que está terminando, Gyökeres balançou as redes de janeiro a dezembro. Ele iniciou sua contagem já no dia 9 de janeiro (marcou duas vezes contra o Tondela, pela Taça de Portugal) e festejou pela última vez em 18 de dezembro (fez o gol que decidiu o duelo contra o Santa Clara, pelo mesmo torneio).

O sueco só "respeitou" mesmo as férias. Junho e julho foram os únicos meses em que não ele não anotou sequer um golzinho -mas vale a ressalva de que o atacante também não disputou jogos oficiais no período.

Em 2024, o camisa 9 do Sporting aplicou um hat-trick (três gols em uma partida) na Liga dos Campeões, na goleada por 4 a 1 sobre o Manchester City, e conseguiu os dois primeiros pôquers (quatro tentos em 90 minutos) de sua carreira: contra Estrela Amadora, no Campeonato Português, e Azerbaijão, pela Liga das Nações.

O sueco foi ainda campeão, artilheiro e melhor jogador da liga portuguesa em 2023/24. Na atual temporada, tem cinco gols a mais que o segundo colocado no ranking de goleadores da competição nacional (18, contra 13 do espanhol Samu, do Porto).

Continua após a publicidade

Brasil em baixa

Desta vez, nenhum jogador brasileiro descolou um lugarzinho no top 10 dos maiores artilheiros do ano. Quem mais se aproximou desse grupo foi Bissoli, autor de 38 gols pelo tailandês Buriram United, que ficou a apenas um tento de ingressar no ranking.

Vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo ofertado pela Fifa, Vinícius Júnior, do Real Madrid, encerrou 2024 com 34 bolas nas redes, somente duas atuando pela seleção.

Dentre os jogadores em atividade no Brasil, a artilharia ficou com Yuri Alberto, do Corinthians, que marcou 31 vezes. Mesmo sem jogar desde setembro em virtude de uma lesão no joelho, Pedro (Flamengo) ficou na segunda colocação, com só um golzinho a menos.

Os artilheiros de 2024

1 - Viktor Gyökeres (SUE, Sporting): 62 gols
2 - Erling Haaland (NOR, Manchester City): 49 gols
3 - Harry Kane (ING, Bayern de Munique): 46 gols
4 - Cristiano Ronaldo (POR, Al-Nassr): 43 gols
5 - Robert Lewandowski (POL, Barcelona): 42 gols
Wu Lei (CHN, Shanghai Port): 42 gols
7 - Jonathan David (CAN, Lille): 41 gols
8 - Ayoub El Kaabi (MAR, Olympiacos): 40 gols
9 - Akram Afif (QAT, Al-Sadd): 39 gols
Martín Cauteruccio (URU, Sporting Cristal): 39 gols

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.