7 brasileiros que já podem assinar 'gratuitamente' com seu time para julho
O ano novo chegou e trouxe consigo uma notícia importante para o Mercado da Bola. Os jogadores cujos vínculos terminam no encerramento da temporada europeia/árabe (fim de junho) já podem assinar pré-contratos com novos times para o segundo semestre de 2025.
A situação atinge vários jogadores importantes do cenário internacional, principalmente aqueles de idade mais elevada, que já não possuem mais um potencial tão alto assim de venda.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete brasileiros que estão a menos de seis meses do encerramento dos seus contratos e que, por isso, estão aptos a assinarem vínculos para defenderem outros clubes a partir de julho.
NEYMAR
Meia-atacante, 32 anos, Al-Hilal (ARA)
Ao que tudo indica, o tão aguardado retorno de Neymar ao Brasil ficará mesmo para julho. Até algumas semanas atrás, eram fortes os rumores de que o Al-Hilal liberaria o camisa 10 de cumprir o último semestre do seu contrato, o que permitiria ao jogador se transferir para o Santos já na janela de janeiro. Mas agora a intenção dos sauditas é inscrever o meia-atacante no segundo turno da Saudi League e também usá-lo no Super Mundial de Clubes. Caso esse seja mesmo o enredo dos próximos capítulos da "novela Neymar", a possível volta dele ao Santos ficaria adiada para quando seu vínculo chegar ao fim.
DANILO
Lateral direito, 33 anos, Juventus (ITA)
Apesar de ainda ter mais seis meses de contrato na Juventus, o capitão da seleção talvez nem volte mais a vestir a camisa do clube mais vitorioso do futebol italiano. Fora dos planos do técnico Thiago Motta para a sequência da temporada, o lateral/zagueiro recebeu aval para negociar uma transferência já nesta janela. A notícia interessa a Flamengo e Vasco, que demonstraram recentemente interesse na contratação do veterano. Originalmente, a ideia era esperar até o mercado de julho. Mas, talvez não seja necessário aguardar tanto tempo assim.
WENDELL
Lateral esquerdo, 31 anos, Porto (POR)
Nome bem frequente nas convocações da seleção no ano passado, o lateral perdeu espaço no Porto depois da virada de temporada e atualmente se recupera de uma lesão que minou ainda mais suas chances de recuperar espaço na equipe portuguesa. Por tudo isso, Wendell dificilmente terá um longo futuro no estádio do Dragão. O que o São Paulo, principal interessado na contratação do brasileiro, tenta é convencer o Porto a admitir esse cenário e permitir a saída do jogador já nesta janela.
CARLOS VINÍCIUS
Atacante, 29 anos, Fulham (ING)
Um daqueles nomes cujo retorno ao Brasil é especulado semestralmente, o "Vinícius da Pose" já foi apontado como possível reforço de, pelo menos, Palmeiras, Corinthians, Botafogo e Red Bull Bragantino. No momento, os rumores sobre o futuro do centroavante estão mais friozinhos por aqui. Mas eles devem esquentar novamente logo mais. Afinal, o camisa 12 do Fulham só foi a campo por míseros três minutos nesta temporada da Premier League e têm chances quase que inexistentes de descolar um novo contrato na Inglaterra.
THIAGO MENDES
Volante, 32 anos, Al-Rayyan (QAT)
O volante que passou seis anos atuando na França (Lille e Lyon) é outro jogador que, assim como Carlos Vinícius, parece fadado a retornar ao Brasil. No caso de Thiago Mendes, já existe até mesmo uma negociação bastante encaminhada com o São Paulo. Resta saber se o time do Morumbi aceitará pagar uma indenização ao Al-Rayyan para contar com o futebol do meio-campista já no começo de 2025 ou se esperará o fim do contrato para ter o jogador apenas no segundo semestre. Em tempo, Thiago Mendes se recupera atualmente de uma lesão na coxa e está afastado dos gramados desde setembro.
MAURO JÚNIOR
Lateral esquerdo, 25 anos, PSV Eindhoven (HOL)
Praticamente desconhecido no Brasil, já que se mudou para a Europa antes mesmo de estrear como profissional, o lateral esquerdo soma quase 150 partidas pelo PSV Eindhoven. Mauro Júnior tem na polivalência sua principal virtude. Meia-atacante de origem, ele já jogou como camisa 10, volante e se estabeleceu na linha defensiva nas últimas temporadas. Recentemente, surgiram rumores de que o Corinthians pode ser o destino do brasileiro após o fim do contrato na Holanda -ou em uma eventual transferência neste mês.
NETO
Goleiro, 35 anos, Arsenal (ING)
O ex-goleiro do Barcelona e da seleção resolveu no começo da temporada largar uma carreira consolidada de titular de time pequeno da Premier League (Bournemouth) para ser reserva do Arsenal. Com isso, Neto jogou apenas três partidas (duas do Inglês e uma da Copa da Liga) em seu primeiro semestre em Londres. Mas a escolha do camisa 32 é totalmente reversível. Como assinou contrato de apenas um ano com o Arsenal, o goleiro terá a opção (caso queira) de tomar um novo caminho a partir de julho.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.