Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Livres: 7 astros que já podem assinar com outro time para próxima temporada

A janela de transferências dos principais campeonatos nacionais da Europa, como Inglês, Italiano e Espanhol, e do Oriente Médio está novamente aberta. Mas os negócios que realmente podem mudar a distribuição de forças do futebol mundial dificilmente serão vistos nas próximas semanas.

Isso porque o que não falta na safra de 2025 são jogadores de peso cujos contratos terminam em junho. Desde a virada do ano, esses atletas já estão aptos a assinar acordos preliminares com outras equipes para concretizarem suas transferências ao término da atual temporada.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete medalhões estrangeiros (os brasileiros foram apresentados ontem) que estão na reta final dos seus contatos e totalmente livres para decidir que times irão defender a partir do segundo semestre.

CRISTIANO RONALDO
Atacante, 39 anos
Português, Al-Nassr (ARA)

O centroavante português está empenhado em alcançar o milésimo gol da carreira e jogar ao lado do seu filho mais velho antes de pendurar as chuteiras. Mas os objetivos que restam para Cristiano Ronaldo não serão necessariamente alcançados no Al-Nassr. Com mais um semestre de contrato na Arábia, o veterano tem um futuro incerto neste momento. Além de uma possível renovação de contrato, as duas opções mais gritantes são mudar de casa dentro do próprio futebol saudita (provavelmente para substituir Neymar como grande astro do Al-Hilal, o time mais poderoso do país) ou seguir os passos de Lionel Messi e jogar nos Estados Unidos. Um possível retorno ao Sporting, onde iniciou sua trajetória nos gramados, é menos provável.

MOHAMED SALAH
Atacante, 32 anos
Egípcio, Liverpool (ING)

Imagem
Imagem: Liverpool/Getty

Artilheiro do Campeonato Inglês, com 17 gols, o egípcio está "voando" dentro de campo enquanto experimenta um dos momentos de maior indefinição a respeito do seu futuro. Depois de oito temporadas se estabelecendo como ídolo do Liverpool, Salah agora pode realmente deixar Anfield. Na última partida do ano passado, o atacante concedeu uma entrevista em que falou que sua renovação de contrato "está longe de acontecer". O já velho conhecido interesse saudita e a possibilidade de o Paris Saint-Germain entrar no páreo pelo jogador são os maiores entraves à sua permanência no Liverpool para a próxima temporada.

KEVIN DE BRUYNE
Meia, 33 anos
Belga, Manchester City (ING)

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Alex Livesey/Getty Images

Um dos pilares dos anos mais vitoriosos da história do City, o belga já teria dificuldades em descolar um novo contrato (nos termos desejados por ele) com o clube inglês por conta dos problemas físicos que têm feito dele um desfalque bem frequente nas últimas temporadas. Com a promessa de que o elenco passará por uma grande reformulação para conter a crise recente que se instaurou em Manchester, a situação de De Bruyne ficou ainda mais complicada. O mercado saudita e a MLS norte-americana surgem como principais opções de futuro para o meio-campista.

TRENT ALEXANDER-ARNOLD
Lateral direito, 26 anos
Inglês, Liverpool (ING)

Imagem
Imagem: Getty Images

Salah não é o único jogador importante que o Liverpool permitiu que entrasse no último semestre de contrato. Cria das categorias de base dos "Reds", Alexander-Arnold vive exatamente a mesma situação. E, com um agravante: sua saída parece até mais encaminhada. O lateral direito é objeto de desejo do Real Madrid. Os espanhóis, aliás, têm tentado convencer a equipe inglesa a negociar o jogador já na atual janela. Mas, se o negócio não sair por bem em janeiro (com pagamento de indenização), provavelmente acabará acontecendo por mal (sem que o Liverpool receba nada em troca) em julho.

ALPHONSO DAVIES
Lateral esquerdo, 24 anos
Canadense, Bayern de Munique (ALE)

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Marco Streinbrenner/Getty

O Real Madrid pretende aproveitar as oportunidades de mercado para reforçar suas duas laterais para a próxima temporada. Enquanto Alexander-Arnorld é a opção para a direita, Alphonso Davies é o escolhido para a esquerda. Assim como o inglês, o canadense também tem feito jogo duro com o seu clube atual (Bayern) nas conversas para uma renovação de contrato. Por isso, conseguiu virar "dono do seu futuro" e agora pode negociar em condições melhores se vai permanecer em Munique ou se mudar para a capital espanhola.

JONATHAN DAVID
Atacante, 24 anos
Canadense, Lille (FRA)

Imagem
Imagem: Hector Vivas/Getty Images

Autor de 69 gols pelo Lille na soma das três últimas temporadas, o artilheiro canadense recusou todas as propostas que recebeu de grandes clubes europeus desde que estourou no cenário internacional. O motivo desse "jogo duro" é que David queria escolher sozinho (e sem precisar repartir os lucros da transação com o clube dono dos seus direitos econômicos) qual seria o próximo passo da sua carreira. Agora, ele já pode definir qual camisa vestirá a partir de julho. Bayern de Munique, Arsenal, Manchester United e Manchester City são os principais candidatos a contratá-lo.

JOSHUA KIMMICH
Volante, 29 anos
Alemão, Bayern de Munique (ALE)

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Roland Krivec/DeFodi Images via Getty Images

A dificuldade do Bayern em gerenciar as renovações de contrato dos seus principais jogadores, que já lhe custou Robert Lewandowski e David Alaba em janelas recentes, agora pode levar Kimmich embora de Munique. O volante é mais um astro bávaro que não teve seu vínculo renovado preventivamente e agora está abarrotado de possibilidades para deixar o futebol alemão. As ofertas mais promissoras nas mãos do meio-campista são do Manchester City e do Barcelona. No entanto, Kimmich não está "rachado" com a diretoria do Bayern e pode simplesmente utilizar essas propostas para descolar um salário mais alto no seu clube atual.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.