Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Abel já é o 16º técnico mais longevo do futebol mundial; conheça o top 10

Prestes a iniciar sua quinta temporada consecutiva à frente do Palmeiras, Abel Ferreira já protagoniza um dos 20 trabalhos mais longevos do futebol mundial na atualidade.

De acordo com levantamento feito pelo "Blog do Rafael Reis", o português possui hoje o 16º emprego mais duradouro dentre todos os treinadores em atividade na primeira divisão das 20 principais ligas nacionais do mundo (as dez mais bem avaliadas pela Uefa, Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Bélgica, Turquia e República Tcheca, além de Rússia, Brasil, Argentina, EUA, México, Egito, Arábia Saudita, Qatar, Coreia do Sul e Japão).

Abel assumiu o comando do Palmeiras em novembro de 2020 e, desde então, conquistou dez títulos: duas Libertadores (2020 e 2021), dois Brasileiros (2022 e 2023), uma Copa do Brasil (2020), três Paulistas (2022, 2023 e 2024), uma Recopa Sul-Americana (2022) e uma Supercopa do Brasil (2023).

Ele também classificou o time paulista para a disputa da primeira edição do Super Mundial de Clubes da Fifa, que será realizado entre os meses de junho de julho, nos Estados Unidos.

Dezessete anos no mesmo clube

Quando Abel ainda era lateral direito do Sporting, ou seja, antes mesmo de iniciar sua carreira nos bancos de reservas, o técnico mais longevo da elite do futebol mundial já estava no cargo que exerce até hoje.

O alemão Frank Schmidt comanda o Heidenheim desde setembro de 2007 e acompanhou o time da quarta até a primeira divisão germânica. Na temporada passada, estreou na Bundesliga e descolou uma mais que honrosa oitava posição.

Schmidt e o norte-americano Peter Vermes, do Sporting Kansas City, são os únicos treinadores que chegaram aos times onde ainda trabalham antes de 2010.

O top 10 dos treinadores há mais tempo no mesmo clube conta ainda com os medalhões Diego Simeone (Atlético de Madri), Gian Piero Gasperini (Atalanta) e Pep Guardiola (Manchester City).

Continua após a publicidade

Último ano?

Como o contrato de Abel vai até dezembro e seu nome começou a sofrer desgaste com torcedores na reta final do último Brasileiro, esta pode ser a temporada de despedida do técnico português do Palmeiras.

A presidente Leila Pereira pretende convencer o treinador a assinar um novo vínculo por mais dois anos (quando também termina seu mandato). No entanto, as conversas ainda não avançaram para um acordo.

O Palmeiras inicia a defesa do tricampeonato paulista no dia 15 de janeiro, contra a Portuguesa. Até o momento, o clube já anunciou dois reforços para a temporada: os atacantes Facundo Torres (ex-Orlando City) e Paulinho (ex-Atlético-MG).

Técnicos mais longevos do futebol mundial

1 - Frank Schmidt (ALE), no Heidenheim (ALE) desde setembro/2007
2 - Peter Vermes (EUA), no Sporting Kansas City (EUA) desde novembro/2009
3 - Diego Simeone (ARG), no Atlético de Madri (ESP) desde dezembro/2011
4 - Gian Piero Gasperini (ITA), na Atalanta (ITA) desde junho/2016
5 - Pep Guardiola (ESP), no Manchester City (ING) desde julho/2016
6 - Brian Schmetzer (EUA), no Seattle Sounders (EUA) desde novembro/2016
7 - Jindrich Trpisovsky (TCH), no Slavia Praga (TCH) desde janeiro/2018
8 - Sergey Semak (RUS, no Zenit São Petersburgo (RUS) desde maio/2018
9 - Thomas Frank (DIN), no Brentford desde outubro/2018
10 - Imanol Alguacil (ESP), na Real Sociedad desde dezembro/2018
16 - Abel Ferreira (POR), no Palmeiras desde novembro/2020

Continua após a publicidade

*considerando a primeira divisão das 20 principais ligas nacionais do planeta

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.