Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Elon Musk vai comprar o Liverpool? O que se sabe sobre o possível negócio

Elon Musk, o homem mais rico do mundo, proprietário do X (ex-Twitter) e um dos maiores apoiadores do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, adoraria comprar o Liverpool.

O interesse do megaempresário sul-africano em virar dono do melhor time do Campeonato Inglês e da Liga dos Campeões da Europa nesta temporada caiu como uma bomba no meio do futebol.

Mas, além da pesada repercussão dessa história nas redes sociais, o que já se sabe sobre a possível compra da equipe de Mohamed Salah e Virgil van Dijk por Musk? E, mais importante ainda, qual é a chance de o negócio realmente sair do papel?

Quer comprar?

O próprio Musk ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de começar a investir em futebol por meio do Liverpool. Quem revelou esse interesse foi o pai do empresário, Errol Musk.

Em entrevista à Times Radio, da Inglaterra, ele brincou que não poderia comentar sobre o assunto porque isso inflacionaria o preço de uma possível compra e afirmou que a principal motivação do filho em embarcar no negócio é de ordem familiar.

"A avó dele nasceu em Liverpool, e até hoje temos parentes em Liverpool. Também tivemos a sorte de conhecer bastante os Beatles porque eles cresceram com parte da minha família. Então, somos apegados a Liverpool", declarou o patriarca dos Musk.

Quer vender?

Apesar de possuir uma fortuna estimada em mais de US$ 415 bilhões (R$ 2,5 trilhões), Musk não terá vida fácil caso realmente decida tentar comprar o Liverpool.

Continua após a publicidade

Segundo o jornal britânico "The Times", o fundo norte-americano Fenway Sports não tem nenhum interesse em abrir mão do clube neste momento. E, mais que isso, nem considera que o interesse do empresário seja para valer.

O conglomerado, que também é dono de times de beisebol, hóquei no gelo e de uma equipe de Nascar, comanda o Liverpool desde 2010. O grupo até tem portas abertas para novos sócios que possam investir no projeto, mas não abre mão de continuar tendo o controle acionário e a palavra final nas decisões a serem tomadas.

E o Liverpool?

Enquanto vê os endinheirados discutirem seu futuro, o Liverpool vai fazendo uma temporada digna de entrar para a história.

A equipe de Anfield só perdeu uma vez nos 28 primeiros jogos sob comando do técnico holandês Arne Slot (em compensação, obteve 23 vitórias) e já abriu seis pontos de diferença para o vice-líder da Premier League inglesa -com o detalhe de que o Arsenal, segundo colocado, tem uma partida a mais.

Já na Champions, o Liverpool é o único time que passou invicto (e com 100% de aproveitamento) pelas seis primeiras rodadas da fase de liga. Com essa campanha, já assegurou presença nas oitavas de final.

Continua após a publicidade

Neste fim de semana, o Liverpool estreia na Copa da Inglaterra, sábado, contra o Accrington Stanley, da quarta divisão. Na sequência, vista o Nottingham Forest, terça-feira, pelo campeonato nacional.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.