Surpreso? Oscar passou os últimos 8 anos jogando bem, só que 'ninguém' via
O bom futebol de Oscar na vitória por 3 a 1 sobre o Corinthians, no último domingo, e o impacto positivo imediato provocado pelo veterano no São Paulo podem ter surpreendido muita gente.
Mas só porque quase ninguém aqui no Brasil acompanhava o que acontecia nos gramados da China.
Ao contrário de tantos jogadores consagrados que dão aquela relaxada e perdem muito desempenho quando vão para ligas nacionais de nível técnico mais baixo, o meia sempre deu show enquanto vestiu a camisa do Shanghai Port (ex-Shanghai SIPG).
Não é exagero nenhum dizer que, desde que deixou o Chelsea e foi embora da Europa para fazer carreira na Ásia, Oscar nunca mais teve uma realmente fase ruim. E, pelo menos nas primeiras semanas de São Paulo, não tem sido diferente.
Fez e refez história
O principal reforço tricolor para 2025 passou oito temporadas atuando no futebol chinês. Em três delas, conquistou o título nacional. E ainda foi vice-campeão em mais duas oportunidades.
Mais impressionante ainda: Oscar terminou nada menos que seis edições da Superliga local no topo do ranking dos jogadores que mais deram passes para gol.
O meia é o recordista de assistências da primeira divisão da China na era profissional. E, na temporada passada, justamente quando estava se despedindo do Port, quebrou seu próprio recorde e estabeleceu uma nova marca anual histórica de "presentes" distribuídos para companheiros marcarem: 24, só no campeonato nacional.
De todos os anos que Oscar passou no futebol chinês, apenas em 2022 ele não fechou o campeonato nacional no pódio dos maiores "garçons da competição".
Só que, naquela temporada, o meia praticamente não jogou. Ele recebeu uma liberação da diretoria para retornar ao Brasil devido a questões familiares e até chegou a negociar um empréstimo com o Flamengo. Por isso, ao longo do ano inteiro, disputou só cinco partidas... e ainda conseguiu marcar dois gols e dar duas assistências.
E se não bastassem os passes precisos para os outros jogadores do Port, Oscar ainda descolou um lugar entre os dez maiores artilheiros da última edição do Chinês (foi o oitavo colocado no ranking, com 14 bolas nas redes).
No total, o camisa 8 disputou 248 partidas pelo Port, com 77 gols anotados e 141 assistências distribuídas. No retorno ao São Paulo, até o momento, ele marcou uma vez e deu um passe decisivo em dois jogos oficiais, ambos pelo Campeonato Paulista.
Oscar na China (ano a ano)
2017: 34 jogos, 7 gols e 17 assistências (terceiro maior "garçom" da liga)
2018: 40 jogos, 16 gols e 24 assistências (campeão nacional e maior "garçom" da liga)
2019: 42 jogos, 14 gols e 23 assistências (maior "garçom" da liga)
2020: 23 jogos, 6 jogos e 13 assistências (maior "garçom" da liga)
2021: 25 jogos, 5 gols e 16 assistências (maior "garçom" da liga)
2022: 5 jogos, 2 gols e 2 assistências
2023: 32 jogos, 9 gols e 15 assistências (campeão nacional e maior "garçom" da liga)
2024: 35 jogos, 15 gols e 25 assistências (campeão nacional e recorde histórico de assistências na liga)
5 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Cleriston Santana do Nascimento
Fez um gol contra o Curica e já é o melhor do mundo?
Jose Carlos Chiavegatti
Merece um globo de ouro este Oscar...
Joao Orestes Schneider Santos
Oscar é muito semelhante ao Pato. Joga bem as primeiras três partidas e depois DESAPARECE!