Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Neymar volta ao Brasil mais velho que Adriano e melhores do mundo

Anunciado como reforço do Santos para a primeira metade da temporada, Neymar retornará ao Brasil mais tarde do que os maiores astros do futebol nacional nas últimas décadas.

Romário, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Rivaldo e Ronaldo Fenômeno, todos vencedores do prêmio de melhor jogador do mundo com que o futuro camisa 10 alvinegro tanto sonhou, deixaram de lado a carreira no exterior para jogar em casa antes dos 32 anos e 11 meses do "ex-menino" Ney.

Dos principais atletas brasileiros que brilharam no cenário internacional desde a década de 1990, só os defensores Marcelo, Daniel Alves, Roberto Carlos e Thiago Silva demoraram mais para voltar -Cafu acabou se aposentando lá fora, aos 37 anos.

O ex-astro de Barcelona, Paris Saint-Germain e Al-Hilal festeja o 33º aniversário no dia 5 de fevereiro, data em que o Santos recebe o Botafogo, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. Existe a expectativa de que partida marque a reestreia do craque.

Onze anos e meio fora

No total, Neymar ficou 11 anos e meio longe do futebol brasileiro. É esse o tempo que separa sua saída do Santos, em agosto de 2023, e o retorno ao clube onde começou a carreira e que o projetou para o estrelato.

O camisa 10 foi campeão nacional das três ligas estrangeiras que disputou (espanhola, francesa e saudita) e faturou uma Liga dos Campeões da Europa (2014/15), quando jogava no Barcelona.

O brasileiro foi duas vezes finalista da eleição da Fifa de melhor do mundo. Tanto em 2015 quanto em 2017, ele terminou atrás apenas de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Ou seja, ficou na terceira posição.

A carreira de Neymar no exterior teve 366 partidas, com 224 gols, 153 assistências, 92 cartões amarelos e seis expulsões.

Continua após a publicidade

Velha casa nova

O Al-Hilal, time de que Neymar defendia desde o segundo semestre de 2023, anunciou na noite de segunda-feira a rescisão antecipada do contrato do brasileiro.

Inicialmente, o camisa 10 permaneceria ligado ao clube saudita até o meio do ano. No entanto, como o técnico Jorge Jesus não tinha interesse em utilizar o jogador no campeonato nacional (em que há limite de estrangeiros), a diretoria aceitou liberá-lo mais cedo.

Neymar também tinha sondagens para se transferir aos Estados Unidos e jogar ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez no Inter Miami. Mas ele preferiu assinar primeiro um vínculo curto com o Santos -o acordo terá validade apenas para o primeiro semestre, mas pode ser estendido até a Copa do Mundo-2026.

Idade de retorno ao futebol brasileiro

Adriano (São Paulo, 2008): 25 anos e 10 meses
Romário (Flamengo, 1995): 28 anos e 11 meses
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo, 2011): 30 anos e 9 meses
Rivaldo (Cruzeiro, 2003): 31 anos e 7 meses
Kaká (São Paulo, 2014): 32 anos e 2 meses
Ronaldo Fenômeno (Corinthians, 2008): 32 anos e 2 meses
Neymar (Santos, 2025): 32 anos e 11 meses
Marcelo (Fluminense, 2023): 34 anos e 9 meses
Daniel Alves (São Paulo, 2019): 36 anos e 4 meses
Roberto Carlos (Corinthians, 2010): 36 anos e 8 meses
Thiago Silva (Fluminense, 2024): 39 anos e 9 meses

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.