5 artilheiros do futebol sul-americano para seu time contratar nesta janela
Todo time que se preze precisa de um jogador que tenha o talento de transformar em bola nas redes os passes e cruzamentos recebidos dos seus companheiros. É assim que se ganha jogos e também campeonatos.
Só que esse tipo de atleta, pelo menos aquele que resolve partidas com uma boa frequência, está cada vez mais difícil de ser encontrado. Então, é besteira concentrar os esforços de busca por um goleador só dentro do futebol brasileiro.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco jogadores que foram artilheiros na América do Sul no ano passado e que poderiam dar um upgrade nos elencos dos clubes do país pentacampeão nesta nova temporada.
ADRIÁN MARTÍNEZ
32 anos, Argentino
Artilheiro da Copa Sul-Americana pelo Racing
O centroavante foi uma espécie de demolidor de brasileiros na Sul-Americana. Autor de dez gols na competição, Martínez judiou do Red Bull Bragantino, na fase de grupos, marcou na semifinal contra o Athletico-PR e também deixou sua marca na decisão frente ao Cruzeiro. O camisa 9, que teve uma passagem pouco expressiva pelo Coritiba, três anos atrás, viveu na última temporada a fase mais marcante da sua carreira. E uma prova disso é que, mesmo aos 32 anos, o argentino viu seu nome começar a ser apontado para uma tardia aventura no futebol europeu -cogitou-se que o Betis investiria em sua contratação nesta janela, o que acabou não acontecendo.
ÁLEX ARCE
29 anos, Paraguaio
Artilheiro do Campeonato Equatoriano pela LDU

O paraguaio foi possivelmente o atacante que mais chamou a atenção no futebol sul-americano em 2024 (com exceção daqueles que atuam no Brasil). Arce marcou 36 gols e ficou no top 20 dos maiores artilheiros do planeta no ano passado. A ótima fase vivida com a camisa da LDU abriu as portas da seleção para o atacante, que foi convocado pela primeira vez em junho e agora já tem sido escalado como titular. Nos últimos meses, o nome de Arce começou a circular como de possível reforço para Corinthians e Palmeiras. No entanto, ele ainda continua jogando no Equador.
FERNANDO ZAMPEDRI
36 anos, Argentino
Artilheiro do Campeonato Chileno pela Universidad Católica

Entra ano, sai ano, e o centroavante bom de bola aérea da Universidad Católica continua levando para casa o prêmio de artilheiro do Campeonato Chileno. A temporada passada foi a quinta consecutiva em que ninguém na terra de Alexis Sánchez e Arturo Vidal meteu mais gols que Zampedri. Em anos anteriores, Grêmio e Internacional chegaram a abrir negociações com o argentino, mas acabaram não concretizando o interesse. Agora, aos 36 anos, Zampedri já parece um pouco "passado" para os clubes grandes do Brasil. Mas, em uma equipe de médio escalão, ele ainda pode fazer um belo estrago.
FRANCO JARA
36 anos, Argentino
Artilheiro do Campeonato Argentino pelo Belgrano

Quinze anos atrás, quando ainda jogava pelas beiradas do campo e vestia a camisa do Benfica, Jara chegou a ser companheiro de seleção de Lionel Messi. Hoje, apesar de ter sido o goleador máximo do país do camisa 10 na última temporada, a possibilidade de ser convocado pela Argentina já não existe mais. Mas isso não significa que o camisa 29 do Belgrano esteja acabado. Muito pelo contrário. O atacante continua fazendo muitos gols e, até por não ser muito caro assim, daria uma ajudinha legal para muitos elencos aqui do futebol brasileiro.
CARLOS BACCA
38 anos, Colombiano
Artilheiro do Campeonato Colombiano pelo Junior de Barranquilla

Investir em um atacante de 38 anos parece loucura, certo? Mas Bacca não é um jogador comum. Ele passou dez temporadas atuando no primeiro escalão da Europa, disputou duas Copas do Mundo, vestiu as camisas de Sevilla e Milan e, mesmo já com idade elevada, meteu 20 gols pelo Junior de Barranquilla no ano passado. Se conseguir manter a boa forma física de 2023 (sim, ele também mandou bem na temporada anterior à passada) e 2024, o colombiano ainda tem bola para fazer a diferença em vários times importantes do Brasil.
5 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Domingos Spinelli
2 jogadores de 36, um de 38 e 1 de 32. Só o Arce tem menos de 30. Quem vai contratar um jogador de 38 anos? Ou de 36? Só se estiver maluco. Das “dicas” do colunista, o único a talvez levar em conta seria o paraguaio Arce. O resto, esquece.
Hestevard Martin
São nomes interessantes para o Furacão contratar, estamos precisando de um bom centroavante, pois os que temos ou estão machucados ou não corresponderam as expectativas do time e principalmente da torcida!
Ricardo Abraham Topalian Doganian
O Rafael quebrou a escrita, ele sempre monta lista de 7 jogadores, não de 5.