Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

De novo sensação do Italiano, Bologna fica até melhor sem Thiago Motta

Enquanto Thiago Motta não durou sequer uma temporada inteira em sua primeira chance à frente de um time grande e acabou demitido pela Juventus no último fim de semana, o clube que o projetou para o cenário internacional dos treinadores está aprontando de novo.

O Bologna é a equipe do momento no Campeonato Italiano: venceu cinco das últimas seis partidas que disputou, já ultrapassou a Juve na tabela de classificação e, neste momento, está se classificando mais uma vez para a Liga dos Campeões da Europa.

O cenário já é até melhor que o da temporada passada. Em 2023/24, o time então comandado pelo ex-volante ítalo-brasileiro surpreendeu ao terminar a Serie A na quinta colocação e descolar uma vaga na Champions.

Agora, faltando nove rodadas para o fim da competição, o Bologna já aparece em quarto e está atrás apenas dos três concorrentes reais ao título (Inter de Milão, Napoli e Atalanta).

'Pegou no tranco'

Sob comando de Vincenzo Italiano, técnico tirado da Fiorentina na última virada de temporada, o Bologna precisou ralar um pouco para se reencontrar depois da saída de Thiago Motta.

O time passou os primeiros meses da temporada acumulando tropeços (só ganhou uma partida nas oito primeiras rodadas do Calcio) e chegou a flertar com a zona de rebaixamento lá por outubro.

A participação na Champions também foi bem decepcionante. Os italianos só ganharam um jogo na fase de liga (contra o Borussia Dortmund, na penúltima rodada) e terminaram com a 28ª campanha entre os 36 times participantes.

Agora está dando certo

A situação do Bologna começou a melhorar a partir de novembro. E, depois da virada do ano, o time embalou em uma crescente para brigar mais uma vez pela classificação para o principal torneio interclubes da Europa.

Continua após a publicidade

Em 2025, a equipe italiana sofreu apenas uma derrota (2 a 0 para o Parma, no dia 22 de fevereiro). Em compensação, já obteve nove vitórias e cinco empates.

Seu principal destaque individual nesta temporada tem sido o ponta Riccardo Orsolini, remanescente do time dirigido por Thiago Motta, que já soma 11 gols na campanha. O jovem centroavante argentino Santiago Castro, que herdou a posição de Joshua Zirkzee (negociado com o Manchester United), aparece na sequência na briga pela artilharia, com dez tentos.

E Thiago Motta?

Ao contrário do Bologna, Thiago Motta não conseguiu se acertar depois do "divórcio" para a atual temporada.

O treinador deu um aparente upgrade na carreira ao assinar com a Juventus, a maior campeã italiana de todos os tempos. Só que não obteve resultados suficientes para segurar essa nova posição.

O ítalo-brasileiro foi demitido no último domingo, após 42 partidas à frente da equipe bianconera. Sua campanha foi marcada pela eliminação para o PSV Eindhoven na repescagem da Champions e por ter ficado distante da briga pelo título da Serie A (ocupa a quinta posição, com 12 pontos de distância para a líder, Inter de Milão).

Continua após a publicidade

Para o lugar de Thiago Motta, foi contratado o ex-zagueiro croata Igor Tudor, que já dirigiu Olympique de Marselha e Lazio e foi auxiliar da Juve no começo da carreira. Ele estreia na nova função amanhã, contra o Genoa, em casa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.