Topo

Renato Mauricio Prado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Só uma improvável virada de fio tira o Brasileiro do Palmeiras

Renato Maurício Prado

27/08/2022 21h46

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Como líder do Brasileiro, o Palmeiras enfrentou em quatro oportunidades os segundos colocados na tabela. Em nenhuma delas permitiu que o seu perseguidor se aproximasse: empatou com o Atlético Mineiro (0 a 0, no Allianz, na nona rodada), venceu o Corinthians (1 a 0, na Neo Quimica, na 22ª) e empatou com o Flamengo (1 a 1, no Allianz, na 23ª) e com o Fluminense, no Maracanã, na 24ª.) O resultado é que, mesmo que o rubro-negro carioca derrote o Botafogo neste domingo, manterá confortabilíssimos sete pontos de vantagem.

Faltam 14 rodadas, é certo. Mas é cada vez mais difícil imaginar que Abel Ferreira deixe escapar o último grande título que lhe falta por aqui. Só uma improvável "virada de fio" (queda acentuada de produção por declínio físico e técnico) pode justificar alguma esperança de seus mais próximos adversários.

Sim, é verdade que, por conta da segunda disputa consecutiva do Mundial Interclubes, a comissão técnica do português forçou a preparação para que o elenco alviverde chegasse na ponta dos cascos em Abu Dhabi. E sabe-se também que é muito difícil manter a melhor forma (tanto física, quanto técnica) por toda uma temporada.

Seja como for, Abel e seus pares têm conseguido que o elenco siga rendendo muito bem - vide a classificação no Brasileiro e a presença na semifinal da Libertadores. Inteligente e competente como é o treinador português, deve estar trabalhando com cuidado a carga de treinamentos e jogos de cada um de seus jogadores, para que consigam chegar fortes nas duas competições que ainda disputa: o Brasileiro e a Libertadores.

Após as últimas três rodadas, quando enfrentou os rivais mais fortes e mais próximos, o Palmeiras não deixou que nenhum deles se aproximasse. Só perde no Brasileiro para si mesmo. Está com uma mão e meia na taça. E não acredito mais que vá deixa-la cair.

Aplausos de pé

Que golaço de bicicleta do Rony!

Siga o RMP no Twitter

Inscreva-se no Canal Ilan e Renato, no YouTube