Topo

Renato Mauricio Prado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Não há como Neymar ficar 100% nesta Copa

Renato Maurício Prado

25/11/2022 20h52Atualizada em 25/11/2022 20h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As contusões de Danilo e Neymar escancaram o desequilíbrio da convocação de Tite, que critico desde o anúncio da lista definitiva. Quem é o reserva da lateral-direita? O vovô olímpico, Daniel Alves, com 39 anos de idade, sem clube e sem jogar bem faz tempo. E o do camisa 10? Ninguém, porque o técnico não quis convocar, por exemplo, Gustavo Scarpa, o melhor jogador do último Campeonato Brasileiro.

Ah, mas o Militão pode ser improvisado na lateral (e a zaga fica com apenas um reserva...). Ah, o Rodrygo fez (algumas poucas vezes) essa função de meia-armador no Real Madrid. Ah, o Paquetá pode ser avançado e entraria o Fred no meio... Ah, e tem o Everton Ribeiro, que não faz exatamente a mesma função. E por aí vai! Tudo fruto de uma lista capenga, que relacionou nove atacantes e apenas quatro zagueiros e nenhum armador com características semelhantes às de Neymar.

Já se sabe que Danilo e Neymar não jogarão mais nesta fase de grupos. Se retornarão nas oitavas de final ainda é uma incógnita. A dúvida, aliás, vai mais longe. Poderão voltar nesta Copa? Conversei por telefone com um renomado ortopedista, com larga experiência de trabalho em um grande clube do futebol brasileiro. E ele foi categórico:

- Ele pode se recuperar a ponto de ainda atuar neste Mundial. Mas cem por cento, com certeza absoluta, não ficará. Lesão ligamentar com edema ósseo não é brincadeira. E o inchaço imediato, como se pode ver, quando ele foi substituído e descalçou a chuteira, não é bom sinal. A reação do seu organismo à fisioterapia e aos medicamentos nessas primeiras 48 horas será decisiva. Mas, insisto, zero bala, esquece!

Cético quanto à recuperação total de Neymar, o médico lamenta a sina do jogador em Mundiais e faz uma previsão preocupante, mas realista:

- Os adversários, naturalmente, já fazem muitas faltas nele. Imagine onde vão bater agora, sabendo que ele está com o tornozelo baleado?