Topo

Renato Mauricio Prado

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Flamengo decide Carioca discutindo entre Tite e Jesus

Renato Maurício Prado

08/04/2023 19h55Atualizada em 08/04/2023 20h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Gávea ferve, na véspera do Fla-Flu que decidirá o Carioquinha deste ano. Apesar da vantagem de dois gols de diferença, obtida no primeiro jogo, no sábado passado, fala-se muito mais na sucessão do técnico Vitor Pereira do que na possibilidade de conquista de mais um Estadual.

Algumas raposas felpudas chegam a garantir que a sorte do treinador português já está selada e ele será demitido com qualquer resultado.

- A escalação de um time reserva na Libertadores, a péssima atuação em Quito, a briga com o torcedor e, sobremaneira, a entrevista pós jogo, quando disse que em sua opinião o Flamengo jogara bem foram as pás de cal no seu enterro! - me garante uma delas.

Argumento que uma grande vitória, com um desempenho convincente (algo que, concordo, me parece bem improvável atualmente) talvez seja capaz de dar sobrevida a Pereira. Mas minha fonte insiste:

- O que se discute agora é o sucessor. Rodolfo Landim quer porque quer o Tite. Ficou muito bem impressionado com a convivência que teve com ele na Copa América de 2019 (quando o Brasil foi campeão e o cartola rubro-negro era o chefe da delegação) e está convencido de que o ex-técnico da seleção brasileira é o nome ideal para o restante da temporada.

Nem todos porém gostam da ideia (boa parte da torcida do Flamengo a detesta) e o vice-presidente Marcos Braz, me garantem, já passou a defender agora a volta de Jorge Jesus! Por que o vereador mudou de ideia, depois de esnobar solenemente o Mister, quando de sua última passagem pelo Brasil?

Pelo simples fato de ter conversado com as lideranças do elenco e ter percebido que esta é a preferência do grupo caso Vitor Pereira venha a ser mesmo demitido. Além disso, a movimentação intensa da chamada FlaTT (as diversas correntes de rubro-negros nas redes sociais) pedindo o retorno do comandante de 2019 passou a ser maciça.

A volta de Jesus, entretanto, pode não ser imediata (tem contrato com os turcos até o fina da temporada europeia). Assim como Tite, em princípio, também já disse preferir esperar um pouco antes de voltar a trabalhar em um clube no Brasil. Daí terem surgido também notícias de que a comissão técnica do sub-20 foi posta em alerta, caso tenha que cumprir algum período de interinidade.

Aconteça o que acontecer, inegável é que o Flamengo chega à disputa do seu quarto título no ano (perdeu os três primeiros) num clima absolutamente caótico. A conferir os próximos capítulos desta novela rocambolesca.