Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Flamengo, enfim, tem um técnico que enxerga jogo: Tite

É óbvio que um jogo só não é parâmetro pra coisa alguma. Ainda mais, diante de um adversário que briga contra o rebaixamento e numa partida na qual o Flamengo nem sequer jogou tão bem assim. Mas venceu, o que era fundamental para o moral e para a disputa de uma vaga direta na Libertadores do ano que vem - missão principal de Tite, seu novo comandante.

Começando a rodada na sexta posição (caiu para sétimo, após os jogos da quarta-feira), o rubro-negro terminou-a em terceiro lugar, graças ao triunfo sobre o Cruzeiro e os tropeços de Palmeiras e Grêmio. Nada mal para uma estreia. Ainda faltam 11 partidas e a próxima, diante de um Vasco em franca ascensão, promete ser encardida.. Mas a verdade que a "Nação Rubro-Nega" foi dormir bem mais tranquila e otimista.

E por que isso? Pelo simples fato de que Tite já mostrou ter algo que nenhum de seus trágicos antecessores, Vítor Pereira e Jorge Sampaoli, tinham, Capacidade de ver o que está acontecendo em campo e agir, como fez, na parte final da primeira etapa, quando já era claro que a formação com Éverton Ribeiro, pelo lado direito, e Gérson, centralizado, como meia-armador, não estava funcionando.

A simples troca de posições entre eles, destravou o Flamengo. Que, de pressionado, passou a pressionar e, com o incentivo dado também pelo técnico, para que Ayrton Lucas avançasse, tomou conta do confronto e fez dois gols em cinco minutos, praticamente, decidindo a parada.

Tite ainda tem muito trabalho a fazer, mas já deu pra ver uma melhora no sistema defensivo que, apesar da forte marcação pressão dos mineiros, no primeiro tempo, pouco cedeu de finalizações realmente perigosas - na única, Rossi fez um grande defesa.

É verdade que o arqueiro argentino andou batendo roupa em outros lances, mas na hora da verdade, impediu um gol quando o placar ainda estava em 0 a 0. O argentino precisa só de ritmo. É um baita goleiro.

Os próximos jogos definirão o trabalho de Tite neste final de temporada. Mas o começo foi, sem dúvida, animador. Enfim, o Flamengo tem um técnico à altura de seu elenco. .Em tempo: o professor Adenor parece ter abandonado o "Titês" no Flamengo! Palmas pra ele.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes