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Rodrigo Mattos

Flamengo aparece 60% a menos na Globo em 2020: só 14 jogos na TV aberta

03/01/2021 04h00

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Em disputa com a Globo desde o início do ano, o Flamengo teve uma redução de 60% em seus jogos exibidos na emissora em TV aberta em 2020. Só foram 14 partidas durante ano, pouco mais de uma por mês. Alguns fatores externos, como a perda dos direitos sobre a Libertadores pela rede carioca, contribuíram para esse sumiço. Mas houve também o litígio entre clube e a emissora.

Para efeito de comparação, o Flamengo teve 33 partidas exibidas pela Globo em TV aberta na temporada de 2019. Já havia, sim, um deslocamento dos jogos do time para o pay-per-view com o objetivo de turbinar a venda do pacote. Mas, em compensação, a Globo mostrou 11 confrontos da Libertadores e sete do Carioca.

No início da temporada de 2020, no entanto, o Flamengo e a emissora não chegaram a um acordo para a venda dos direitos do Carioca. A emissora queria pagar o mesmo valor dado a outros times grandes, R$ 18 milhões. Enquanto isso, o clube rubro-negro pedia R$ 80 milhões.

Mais tarde, por influência da diretoria do Flamengo, o governo federal editou uma Medida Provisória, a "MP do Mandante", dando aos times donos da casa todos os direitos de transmissão sobre seus jogos. Com isso, houve uma disputa judicial entre o clube e a Globo pela transmissão de jogos do Carioca. Ao final, o time rubro-negro conseguiu passar as partidas na FlaTV. Conclusão: nenhuma partida da equipe do Estadual apareceu na emissora, enquanto o SBT chegou de última hora para transmitir o Fla-Flu decisivo.

Em agosto e setembro, a Globo rescindiu o contrato de direitos da Libertadores com a Conmebol. A transmissão em TV aberta foi comprada pelo mesmo SBT. Assim, só duas partidas da competição sul-americana, de antes da pandemia, passaram na emissora carioca.

No Brasileiro, a Globo transmitiu oito partidas do clube em 2020. Há mais duas previstas para o próximo ano e é bem possível que esse número cresça até o final do campeonato. Não há diferença em relação a 2019 quando a emissora já priorizava a presença do time no pay-per-view.

Por fim, na Copa do Brasil, foram apenas quatro jogos do Flamengo na TV aberta, já que o time foi eliminado pelo São Paulo nas quartas-de-final. O número é igual ao que se viu em 2019.

Como saldo, o Flamengo caiu de 33 jogos transmitidos na Globo em TV aberta em 2019 para 14 partidas no ano passado. Manteve, no entanto, a emissora como sua principal receita, uma vez que fatura quase R$ 200 milhões pelos direitos do Brasileiro.

Mas há efeitos para os dois lados. Pela Globo, a emissora perde presença do clube de maior torcida do Brasil, o que afeta seus índices de audiência não só no Rio de Janeiro como em outras praças. É essa audiência que garante contratos polpudos de publicidade. Para o Flamengo, há um efeito em relação aos patrocinadores, já que esses perdem a exibição naquela que ainda é a principal plataforma do país.

O impacto financeiro, no entanto, ainda não pode ser medido pois os dois lados têm com fazer compensações. A Globo vende pacotes inteiros de jogos na TV aberta que incluem cada vez menos jogos —aproveitando-se de sua ressonância comercial. Já o Flamengo tem outros meios para dar exposição a patrocinadores: as redes sociais e a FlaTV têm crescido em importância.

Outra questão é se o quadro de 2020 vai se repetir nos próximos anos. A Globo está interessada em comprar o Carioca para TV aberta e disputa com ao SBT. Os direitos da Libertadores estão com a emissora paulista até 2022.