Champions indica preferência à TV aberta em licitação de direitos no Brasil
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Uefa prepara os termos da concorrência para os direitos de transmissão da Liga dos Campeões para o Brasil a partir da temporada 2021/2022. O documento, que deve ser enviado a empresas do país em janeiro, mostrará preferência para um pacote de jogos para TV aberta. Isso não significa, no entanto, que seja certo que um canal do tipo voltará a exibir a competição.
Atualmente, Facebook e Turner dividem os direitos da Liga dos Campeões no Brasil, sendo que a plataforma de redes sociais ocupa a faixa da TV aberta. Sua proposta fez a Globo desistir da concorrência no meio de 2018. Com isso, a emissora carioca, que transmitia jogos importantes e finais, deixou de exibir a competição.
A Uefa avalia que a Liga dos Campeões perdeu visibilidade longe da TV aberta. Isso apesar de o Facebook ter divulgado que vem atingindo índices recorde de audiência em jogos relevantes da competição.
Por isso, a Team, grupo responsável pela concorrência da Liga dos Campeões, pretende incluir a preferência para que uma TV Aberta compre um dos pacotes de jogos. A Uefa tinha ideia semelhante na última rodada de negociações, mas a proposta financeiramente superior de Facebook e Turner fez a entidade mudar de ideia.
Agora, a dúvida é se a Uefa vai priorizar a maior visibilidade, dando melhores condições para uma TV aberta adquirir os direitos, ou se vai continuar aceitando a melhor proposta. No mercado, há quem aposte que o lado financeiro vai continuar a ser preponderante.
Do ponto de vista da Globo, a Liga dos Campeões é uma competição atrativa que dá retorno. Mas há um problema: seus jogos não são no horário nobre da televisão brasileira. Assim, é impossível usá-la para substituir, por exemplo, a Libertadores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.