Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Clubes venderão jogos do Carioca em pay-per-view em seus próprios canais
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Os clubes cariocas poderão vender jogos do Carioca em seus canais próprios no sistema de pay-per-view. Isso ficou acertado nas negociações entre Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo. Houve aprovação do contrato de TV Aberta com a Record. Os jogos pagos serão vendidos em vários canais de forma descentralizada.
Até o ano passado, o Carioca tinha um contrato exclusivo com a Globo para todos os direitos. Era um total de R$ 100 milhões. Houve uma disputa entre a emissora e o Flamengo, que não fazia parte do acordo, e isso gerou uma rescisão.
Ao modelar uma revenda do Carioca, a Ferj e os clubes optaram por fatia os direitos do campeonato, entre pay-per-view, TV Fechada e TV Aberta. Assim, logo de cara, recuaram uma nova proposta da Globo de R$ 45 milhões por todos os direitos.
Com isso, negociaram em separado a TV Aberta entre SBT e Record. A segunda emissora acabou levantando vantagem com uma proposta de R$ 11 milhões para jogos abertos.
Isso porque os clubes apostam fortemente no pay-per-view da competição. Haverá uma venda em um sistema pelo qual cada clube ficará com a fatia de renda gerada pela sua torcida. Não há percentuais fixos.
Além disso, os clubes poderão vender também os jogos em seus próprios canais em sistemas pagos. O Flamengo já fez isso com a FlaTV e está preparado para fazer o mesmo no Carioca. É por isso que o clube foi o que mais lutou pelo sistema de venda de jogos.
O Vasco já passou jogos em seu canal no Youtube sem cobrar. Agora, o clube cruzmaltino vai preparar uma estrutura comercial para venda aproveitando o potencial de sua torcida O Fluminense também tem uma estrutura de transmissão de jogos já instalada no Maracanã.
Para cobrar em seus próprios canais, os clubes podem usar plataformas como o Twitch como faz o Athletico-PR em seus jogos no Brasileiro. Ou podem firmar parcerias como já realizado pelo Flamengo como o Mycujoo, plataforma que não aguentou a demanda da torcida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.