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Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

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Acordo SBT e Copa América tem seleção na TV Aberta e pacote de jogos em ppv

Troféu da Copa América - GettyImages
Troféu da Copa América Imagem: GettyImages

14/04/2021 14h44

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O SBT e a Conmebol estão com um acordo encaminhado para contrato de compra de direitos da Copa América da Argentina e Colômbia. A informação foi publicada primeiro pelo colunista Flávio Ricco, do portal R7, e confirmada pelo blog. O modelo envolve poucos jogos em TV Aberta - os da seleção e final, entre eles - e a maioria das partidas em pay-per-view.

A negociação dos direitos da Copa América tem sido feita pela Conmebol e a Dentsu, agência que faz a negociação da competição. Foi aberta negociação com a Globo e o SBT para a transmissão dos jogos para o Brasil.

As propostas das duas emissoras foram parecidas. No caso do SBT, são de cerca US$ 6 milhões em valores garantidos. E há outros ganhos previstos com divisão de dinheiro de publicidade e principalmente pay-per-view. Essa última é a principal aposta.

Pesou em favor do SBT o fato de a Conmebol estar em litígio com a Globo. Entrou com um processo no tribunal de arbitragem na Suíça por conta do rompimento do acordo da Libertadores. Havia uma esperança de que esse processo se concluísse antes da concorrência da Copa América, o que não ocorreu.

Os termos do acordo Conmebol e SBT já estão acertados. Falta a assinatura entre as partes. Não há expectativa de reversão do acordo já que o litígio entre Globo e Conmebol não será resolvido com rapidez.

O SBT fez a proposta de um modelo de TV Aberta e pay-per-view, que era parecida com a Globo. Pelo acordo feito com a Conmebol, haverá os jogos da seleção, final e abertura transmitidos em TV Aberta no Brasil. Se a seleção sair da fase de grupos, é possível incluir jogos eliminatórios de outros times.

As outras partidas farão parte de um pacote fechado pago. Esse pacote será negociando em um canal a parte diferente da Conmebol TV. Com isso, os ganhos devem ser maiores do que os US$ 6 milhões garantidos. Ou seja, a partir de determinado valor, os ganhos excedem o total garantido.

O sucesso do pacote da Conmebol TV - que já vendeu 200 mil assinaturas - é um exemplo de como pode funcionar na Copa América. Ressalte-se que esse produto é mais de tiro curto, de apenas um mês.