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Conmebol estima ao menos R$ 74 milhões de prejuízo com Copa América
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A Conmebol acertou com o Brasil e a CBF para realizar a Copa América no país e evitar um rombo milionário. Ainda assim, com todas as turbulências enfrentadas pela competição, a entidade já estima um prejuízo com sua realização. O valor previsto por cartolas sul-americanos gira entre US$ 15 milhões (R$ 74 milhões) e US$ 25 milhões (R$ 123 milhões).
Há vários fatores para explicar essa perda de dinheiro pela confederação sul-americana. Entre os aspectos estão a ausência de público, a fuga de patrocinadores e a queda de visibilidade da competição. A Copa América tornou-se um campeonato mais para exportação do que para consumo no Brasil.
A conta inicial da Conmebol para a Copa América era de um orçamento de gastos de US$ 122 milhões (R$ 600 milhões pelo câmbio atual). Mas a entidade negociava com os governos de Argentina e Colômbia para ter pelo menos parcialmente a presença de público. Afinal, no Brasil, a conta só fechou graças a uma arrecadação alta com bilheteria.
O plano de realizar a competição fracassou por causa da gravidade da pandemia de coronavírus, os dois países rejeitaram. Assim, a Conmebol articulou com a CBF e o presidente Jair Bolsonaro a transferência do torneio para o Brasil. O objetivo era evitar um rombo ainda maior: as perdas chegariam a US$ 50 milhões se o torneio não fosse realizado, fora que federações nacionais deixariam de ganhar.
Com isso, a Conmebol fez uma organização mais enxuta da Copa América no Brasil com apenas quatro sedes. Ainda assim, um número aponta 7.500 pessoas envolvidas no evento, entre delegações, staff da Conmebol e funcionários terceirizados.
O problema é que as críticas à Copa América geraram perdas de receitas além da ausência de público, vetada pelos governos Estaduais. Patrocinadores como Mastercard e Digeo desistiram de apoiar o evento no Brasil, embora não tenham rompido contratos futuros.
Em paralelo, a Copa América tem exposição menor com o SBT em relação à Globo, o que é reconhecido por fontes ligadas à confederação sul-americana. Na primeira fase, os índices de audiência para São Paulo do SBT giraram em torno de 15 pontos para São Paulo. Com a Globo, esses números estavam acima de 30 pontos. O SBT, no entanto, conseguiu fechar cinco patrocinadores para suas transmissões.
Com isso, a Conmebol teve que apostar em ganhos no exterior. Fechou os direitos de transmissão para 200 países no total. Internamente, organizadores da Copa América exaltam o fato de ter conseguido índices de audiência melhores do que a Euro nos EUA. Os jogos passam na Univision e na Fox Sports e atingiram cerca de 1 milhão de pessoas por partida, média levemente superior ao da Euro considerava a primeira fase.
Foram fechados contratos com TV Aberta para quase toda a América do Sul e Latina, além de acordos com emissoras grandes na Europa.
Embora não se tenha um número final, o valor arrecadado será inferior ao que foi gasto. Por isso a certeza da Conmebol de que haverá prejuízo. Só resta saber qual o valor final do rombo. Lembremos que a entidade tem mais de US$ 100 milhões em caixa para cobrir esse déficit.
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