Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
COI diz que seleção deveria usar traje olímpico no pódio e consulta COB
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O COI (Comitê Olímpico Internacional) contatou o COB para obter informações sobre o atrito relacionado ao uniforme do time masculino de futebol nas Olimpíadas de Tóquio. Os jogadores usaram as camisas da seleção da Nike em vez dos agasalhos olímpicos da Peak em desrespeito à norma olímpica. Isso causou um conflito entre CBF e COB.
Pelas regras olímpicas, cada delegação nacional tem um uniforme padrão para ser usado nos pódios olímpicos. Quem determina é o comitê olímpico nacional. Isso havia sido dito pelo COB e foi confirmado pelo COI. Em nota ao blog, o COI informou:
"O COI exige uniforme do Comitê Olímpico Nacional apropriado como traje para a cerimônia de vitória e cada comitê deve determinar qual será o apropriado. O COI está contatando o COB para entender qual a sua posição em relação ao traje usado pelo time brasileiro durante a cerimônia de vitória do futebol masculino nos Jogos de Tóquio-2020"
O COB é o responsável por garantir que sejam cumpridas as normas da Olimpíada. Portanto, é à entidade que deve se dirigir o COI ao questionar o assunto. Há a possibilidade de sanções na carta olímpica para desrespeito às normas, embora não sejam especificadas para esse tipo de atitude.
A CBF até agora não deu uma versão oficial sobre o assunto. Extraoficialmente, seus dirigentes já pretendiam dar visibilidade à Nike desde antes dos Jogos. Jogadores em Tóquio, logo após o jogo, confirmaram que houve uma ordem da confederação. Em entrevistas posteriores, deixaram o caso nebuloso falando em "momento de euforia".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.