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Com custo alto, Galo e Flamengo têm volta de torcida com ingressos inflados
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Flamengo e Atlético-MG são os primeiros times a ter público nos estádios nos jogos da Libertadores, diante de Olimpia e River Plate. O time rubro-negro já tinha recebido torcida diante do Defensa y Justicia, mas, desta vez, o número será maior. Pois bem, no retorno, os torcedores pagam valores bem maiores por ingressos do que antes da pandemia de coronavírus.
Há explicações para isso: 1) a restrição de venda de bilhetes apenas para 30% do estádio 2) o aumento de custos por conta de checagens relacionadas a vacinados e testes de covid, obrigatórios pelos protocolos sanitários. Não necessariamente os clubes conseguirão lucros nas partidas.
Em Brasília, o Flamengo cobrou um mínimo de R$ 140,00 para sócios-torcedores. Há ingressos por R$ 200,00 e R$ 250,00 para sócios que são a maioria dos que adquirem bilhetes. Aqueles que não têm filiação ao clube têm que pagar até R$ 500,00.
É possível comparar com o jogo do Flamengo diante do Internacional, também pelas quartas de final da Libertadores, no Maracanã, em 2019. Com o reajuste pela inflação, o ingresso de valor mínimo para sócio-torcedor era de R$ 66,25. Em outros setores, os sócios pagavam R$ 100,00 e R$ 119,00. A divisão do Mané Garrincha é diferente do Maracanã.
Em Belo Horizonte, o ingresso para o jogo do Atlético-MG contra o River Plate ficou em R$ 144,00 no menor valor para sócios para a categoria Galo na Veia Prata. Há ingressos por R$ 189 a R$ 279 também para associados em outros setores. Foi usada a categoria Galo Na Veia Prata porque já existia na última vez em que o time esteve em jogo similar.
Em 2016, diante do São Paulo pelas quartas da Libertadores, o Galo cobrou R$ 100,00 (valor reajustado pela inflação) pelo ingresso mais barato para sócio deste nível. Havia outros setores por R$ 125,00 e R$ 150,00 (ambos valores reajustados).
O aumento do tícket mínimo no Flamengo foi de mais de 100%. A explicação são os altos custos para se realizar jogos em meio à pandemia. A previsão do clube é de que só consiga ter um pequeno lucro se conseguir vender pelo menos 15 mil ingressos.
Com os protocolos, é necessário abrir todos os setores mesmo com apenas 18 mil torcedores. O objetivo é evitar aglomerações. Além disso, é necessária uma infraestrutura para respeitar as regras sanitárias, conferência de testes e vacinas, verificação de temperatura, staff para averiguar cumprimento das normas.
O Flamengo tem reduzido os custos a cada jogo com o aumento de know-how. Por isso, o clube considera importante ter o máximo de jogos com público porque pode fazer mais testes para ter uma operação funcionando melhor. No Maracanã, isso seria mais fácil porque o clube já está mais acostumado.
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