Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
CBF não adiará mais jogos de times por seleção e avisa Flamengo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A CBF recuou e não adiará mais os jogos do Brasileiro de times que tiveram jogadores convocados pela seleção em datas-Fifa. Isso foi avisado ao Flamengo, que era o clube que mais defendia essa postergação. Com isso, os times atuarão em cincos jogos da fase final da Série A sem atletas que estiverem nas seleções.
A entidade tinha anunciado publicamente —por meio de seu coordenador de seleções, Juninho Paulista— que iria adiar as partidas da competição nas próximas datas-Fifa. Seriam três jogos de Internacional, Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG, o que obrigaria o prolongamento do Nacional.
Também houve uma promessa feita pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ao presidente rubro-negro, Rodolfo Landim, de que haveria os adiamentos das partidas.
Depois disso, houve pressão de jogadores, sindicato e clubes como o Atlético-MG para acabar com o Brasileiro na data prevista de 5 de dezembro. Atletas alegavam que suas férias seriam afetadas. Esse lobby acabou saindo vitorioso dentro da CBF.
Em seu comunicado, a CBF alegou que havia um acordo com o Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol). Esse acordo, no entanto, era de agosto de 2020, isto é, bem anterior a promessa da confederação de adiar os jogos. A entidade alegou ter sido notificada na quinta-feira do cumprimento do acordo. Veja abaixo a nota da CBF para se justificar:
"Sobre as partidas do Campeonato Brasileiro da Série A a serem realizadas durante os períodos das duas próximas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, nos meses de outubro e novembro, a CBF esclarece:
1. A entidade recebeu nesta quinta-feira, 30 de setembro, ofício da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF) reforçando a necessidade do pleno cumprimento do acordo firmado junto ao Ministério Público do Trabalho em agosto de 2020, que estabelece a primeira quinzena de dezembro como prazo limite para encerramento das atividades desta temporada.
2. Este acordo, homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, quando da retomada dos jogos no Brasil após a parada dos campeonatos por conta da pandemia, garante férias integrais e um período adequado de pré-temporada aos clubes e atletas antes do início das competições de 2022.
3. A intenção inicial da CBF era promover o adiamento dos jogos da Série A durante as duas próximas datas FIFA, pois contava com a possibilidade de remarcar os jogos adiados utilizando datas até 29 de dezembro. Porém, após um estudo detalhado da tabela, os adiamentos tornaram-se inviáveis por conta da inexistência de datas disponíveis a partir da limitação estabelecida no acordo com os atletas.
4. Diante da impossibilidade de que sejam feitos todos os ajustes necessários no calendário da temporada atual, as referidas rodadas serão mantidas conforme originalmente marcadas.
5. Em anexo, a CBF divulga o calendário revisado contemplando os jogos do Campeonato Brasileiro Série A e da Copa do Brasil, que se encerrarão nos dias 09 e 15 de dezembro, respectivamente, em linha com o acordo firmado. Importante frisar que a data de encerramento do Campeonato Brasileiro da Série A foi ajustada, de 5 para 9 de dezembro, em decorrência da final da Copa Libertadores da América ser disputada entre dois clubes brasileiros e dos remanejamentos realizados na data Fifa de setembro."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.