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Flamengo negocia contrato com a Adidas para 2023 em novos moldes
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O Flamengo negocia com a Adidas um novo contrato de fornecimento de material para 2023, ano em que vence o atual compromisso. Os termos ainda estão sendo conversados. Mas é certo que o clube quer algumas modificações no modelo atual de acordo com prazo mais curto e maior valor em dinheiro.
A diretoria rubro-negra trata como prioridade a conversa com a Adidas. Houve conversas com outras marcas no mercado e levantou-se a possibilidade de fabricação própria. Mas, no momento, essas ideias aparecem como alternativas.
A Adidas paga acima de R$ 40 milhões por ano ao Flamengo, entre mercadoria e dinheiro. E, embora a empresa não trate o mercado brasileiro como prioritário, a perda do Flamengo ia tirar todo o chamariz de lojas da empresa, que teria um impacto de suas operações. Neste ano, deve fechar o ano com a venda de 1,5 milhão de peças, um número recorde do clube.
Do outro lado, o Flamengo não pode apelar a concorrentes tradicionais: a Nike entregou sua operação no país à Centauro, e a Puma tem uma operação menor do que a Adidas. Só uma marca de outro mercado que quisesse entrar forte no país poderia ser uma alternativa.
Outra opção seria a fabricação própria de material, o que já é feito por clubes como Bahia e Fortaleza. O Flamengo conversou com fábricas que poderiam dar garantias mínimas de dinheiro.
Por isso, a conversa com a Adidas é a que mais avança. O objetivo do clube é fazer um acordo que envolva mais pagamento em dinheiro, com menor proporção de material esportivo. Dirigentes relatam que sobra camisa no clube.
Outra questão é manter o contrato com um prazo mais curto do que o anterior. A Adidas assinou com o Flamengo por 10 anos, em negociação feita em 2012.
Mais uma questão são os direitos que a empresa de material esportivo tem atualmente que pode ser mais restrito. Assim, o clube teria espaço para novas parcerias. Mas isso ainda está em negociação.
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