Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que Globo aposta no futebol feminino e passa Palmeiras x Corinthians

tamires-corinthians-fla-agcorinthians -
tamires-corinthians-fla-agcorinthians

06/02/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Globo anunciou acordo para ter os direitos dos principais campeonatos femininos até 2024, parte deles a serem exibidos na TV Aberta. No pacote, o Brasileiro, a Supercopa e amistosos da seleção - a emissora já tem a Copa do Mundo. Trata-se de uma aposta da Globo baseada em dados que apontam o crescimento da modalidade.

Os primeiros jogos em TV Aberta serão exibidos neste domingo de manhã: Flamengo x Esmac e Palmeiras x Corinthians. Há outras partidas previstas para a Globo de clubes e amistosos de seleção, além do restante na SporTV.

O futebol feminino começou a ganhar tração na Globo a partir da Copa do Mundo de 2019. A emissora obteve bons índices de audiência com exibição em TV Aberta dos jogos da seleção. Não houve pagamento separado por esse evento, já que faz parte do pacote de eventos da Fifa de compra do Mundial masculino.

Além disso, os jogos de clubes têm tido boas audiências como as finais do Paulista. O SporTV obteve bons índices, e o Youtube da Federação Paulista de Futebol chegou a 700 mil de pessoas acumuladas que assistiram a trechos da transmissão. O jogo também teve boa presença de público na Neo Química Arena.

A aposta da Globo é que clássicos de times tradicionais no Brasileiro, comprado até 2024, também vão aumentar o engajamento do público com a modalidade. Alguns clubes grandes têm aumentado o investimento - o Corinthians está na liderança neste quesito até agora.

A emissora carioca vai transmitir jogos da fase decisiva em TV Aberta apenas a partir de 2023. Isso porque a Band tem contrato de exclusividade para TV Aberta do Brasileiro feminino na atual temporada. Foi a emissora paulista que passou a decisão de 2021, com índices acima de 4 pontos.

Em paralelo, mulheres têm ganhado mais espaço como comentaristas e narradoras nas transmissões da emissora. Renata Silveira, por exemplo, será a primeira a narrar em TV Aberta jogos masculinos, Ana Thais Matos já é comentarista da Globo.

A ampliação da participação da Globo em competições femininas é mais um passo para a modalidade. Antes do Mundial de 2019, a CBF repassava os direitos dos jogos para outras plataformas como o Twitter, sem televisão aberta interessada.