Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Libertadores e Sul-Americana terão oito pacotes de TV incluindo highlights
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Conmebol e a agência FC Diez lançaram a concorrência da Libertadores e da Sul-Americana com um total de oito pacotes de TVs com direitos de transmissão para o Brasil. Entre os novos produtos, há uma novidade: está a venda de direitos de melhores momentos a serem exibidos durante os jogos. Há outros oito pacotes com formato similar para a América Latina, incluindo México.
A licitação é para os contratos da Libertadores e Sul-Americana de 2023 a 2024. Foi aberto em 18 de março e irá receber propostas até 20 de abril.
O Brasil é o mercado mais valioso para a Conmebol, tanto que costuma gerar em torno de 40% da receita da Libertadores. Por isso, os direitos são vendidos em separado do restante do continente.
Quem organiza a concorrência é a FC Diez, agência que paga um mínimo de US$ 350 milhões para a Conmebol pela Libertadores até 2022. A decisão da confederação sul-americana e da empresa foi dividir os direitos de transmissão direta em três, como já publicado pelo blog.
As TVs Abertas (ou streamings abertos) têm direito a dois jogos por rodada na primeira fase. E as Tvs Fechadas (ou streaming fechados) dividem todas as partidas da competição em dois. Estão incluídos nesses pacotes as partidas de quinta-feira, que pertencem atualmente ao Facebook, e as que estão na Conmebol TV.
No total, a Libertadores tem 155 jogos disponíveis. Além disso, quem comprar a competição leva também os dois jogos finais da Recopa.
Fora isso, a FC Diez organizou um pacote de highlights (melhores momentos do jogo). Quem adquirir esses direitos poderá usar lances da partida com um delay em relação à transmissão. Por exemplo, sai um gol e o canal pode passa-lo 5min ou 10min depois, ainda durante a partida.
O mesmo modelo foi adotado para a Sul-Americana que tem um total de 157 partidas. Ou seja, haverá uma divisão em três pacotes de transmissão direta, e outro de highlights. Será a primeira concorrência da competição com o novo formato, com fase de grupos, o que aumentou consideravelmente o número total de partidas.
É esperado uma concorrência dura pelos direitos. Além do detentor atual SBT, a Globo fez acordo com a Conmebol para pagar indenização pela rescisão do contrato anterior, então, mostra bastante interesse no negócio. A Record também entrou no futebol com direitos do Carioca e Paulista.
Nas TVs Fechadas, a Disney tem a intenção de manter os direitos, carro-chefe de jogos de times brasileiros, assim como a WarnerMedia ganhou espaço para investir após sair do Brasileiro. Ambas têm canais de streaming pagos.
Há ainda plataformas como Amazon e Youtube. A Claro e Sky, associadas com a Bandsports, também podem tentar fatias de jogos para manter as transmissões por meio dos canais Conmebol TV.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.