Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Como é o plano do Flamengo para atingir o mercado dos EUA
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Flamengo fechou um acordo com a empresa de marketing esportivo Sportfive para divulgar sua marca principalmente nos EUA. Anunciada no meio de março, a parceria envolve tanto a alimentação de rede sociais com matérias em inglês e espanhol, quanto contratos de patrocínio. É mais um passo do clube para tentar se globalizar.
O clube rubro-negro já tem estratégias para a China, onde fechou um acordo parecido para material em chinês para redes sociais. Outro foco é Portugal com um plano de aquisição de um clube: projeto que está andando de forma mais lenta, mas não parou.
No caso da Sportfive, o foco do Flamengo é aumentar sua presença em redes sociais nos EUA com material em inglês e espanhol. Obviamente, a empresa é remunerada para traduzir o conteúdo produzido pelo clube e também adotar uma estratégia que atenda o mercado norte-americano.
Em paralelo, a Sportfive tem direito de representar o Flamengo na busca por patrocinadores nos EUA. A procura é por empresas globais e já houve negociações com quatro interessados. Neste caso, a empresa teria direito a uma comissão pelo contrato de patrocínio, mas o clube pode descontar esse valor do que pagaria pelos serviços de redes sociais. Não há exclusividade de representatividade.
A parceria com a empresa vai até 2023 por um período de um ano. Mas pode ser renovado caso a Sportfive atinja metas de receita de patrocínio. O conteúdo em espanhol pode ser usado nos EUA, mas, em outros mercados como América do Sul e Espanha, outras empresas podem explorá-lo.
O mercado norte-americano é o maior do mundo esportivo. Por isso, o Flamengo voltou seu foco para o país, assim como já tinha feito com a China anteriormente.
Não há expectativa de que o clube, de uma hora para a outra, vire uma potência global como gigantes europeus. Mas, para se espalhar pelo mundo, o Flamengo entende que precisa dar os primeiros passos e consolidar sua presença no exterior com trabalho constante.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.