Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Em segundo round, Libertadores tem disputa Globo x SBT; e ESPN x Amazon

Disputa pelos direitos da Libertadores está acirrada - Marcelo Endelli/Getty Images
Disputa pelos direitos da Libertadores está acirrada Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

28/04/2022 10h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A concorrência pelos direitos de TV da Libertadores no Brasil está acirrada e levou a Conmebol a estender o processo para um segundo round. Na TV Aberta, Globo e SBT disputam por um pacote único. Nos pacotes pagos, estão no páreo a ESPN, Amazon e Paramount, que concorrem por dois pacotes diferentes.

Houve ofertas de WarnerMedia (TNT Sports) e SporTV que não chegaram à segunda etapa.

A Conmebol e a agência FC Diez, responsável pela comercialização dos direitos, encerraram o prazo para envio de propostas pelos direitos da Libertadores na quarta-feira passada. São quatro pacotes para cada competição, Libertadores e Sul-Americana.

Mas é comum que o processo se estenda por um segundo round de disputa. Neste caso, a entidade esportiva e a agência pedem novas ofertas a alguns veículos. Assim, podem ser feitos ajustes ao modelo econômico e detalhes sobre a exploração dos direitos.

Agora, os veículos têm novo prazo para enviar outras ofertas com ajustes. Assim, as propostas ficam mais similares para serem comparadas pela Conmebol e pela agência.

Pelo modelo escolhido, a Conmebol ofereceu um pacote de TV Aberta, dois de TV Fechada e um de highlights para a Libertadores. Foram as mesmas regras para a Sul-Americana.

Após as primeiras ofertas, Globo e SBT sobraram como concorrentes para a TV Aberta.

Na TV Fechada, há uma concorrência mais dura. A ESPN, atual detentora, está no páreo. Mas tem disputa com a Amazon que expande sua atuação no mercado brasileiro.

Além disso, a Paramount tem um plano de entrar no Brasil no mercado esportivo para fortalecer o seu streaming. O veículo já atua no futebol nos EUA e no México, onde é forte na exibição de seleções e campeonatos estrangeiros para o mercado latino.

A expectativa é de que o resultado saia até o início de maio.