Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Globo aceita expor patrocinadores da Libertadores e disputa Sul-Americana
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Globo aceitou exibir os patrocinadores da Libertadores em sua proposta feita à Conmebol para ter os direitos da competição. A emissora disputa com o SBT para ter jogos da competição na TV Aberta. As duas emissoras, Globo e SBT, também concorrem pela Sul-Americana na TV Aberta.
A Conmebol e a FC Diez, agência da entidade, fazem a concorrência pelos direitos das duas competições continentais para o período de 2023 a 2026. Foram criados quatro pacotes para cada campeonato. Houve um primeiro round em que ainda não foram definidos os vencedores na TV Aberta e na TV Fechada. As empresas têm prazo até esta segunda-feira para entregar novas propostas para a concorrência.
A proposta inicial da Globo já incluiu a previsão de exibir os patrocinadores da Libertadores, como fez o SBT desde que assumiu a competição em 2020. Assim, há previsão de inserções das marcas de apoiadores em placares e em outras imagens do jogo. A Globo também aceitou todas as outras contrapartidas comerciais da Conmebol. É uma grande mudança, já que a emissora carioca sempre foi resistente a esse item por não querer impacto nos seus próprios parceiros que compram cotas do futebol.
Pela oferta, a Globo aceita receber o feed de imagens produzido pela FC Diez e pela Conmebol, sem limpar as marcas. A confederação sul-americana é responsável por produzir as filmagens de jogos desde 2019 quando adotou novo modelo, mas a emissora carioca recebia o conteúdo sem as marcas de patrocinadores.
Essa postura da Globo a ajuda na luta pelos direitos da Libertadores. Seria uma vantagem competitiva para o SBT se apenas a emissora aceitasse exibir os patrocinadores.
A Conmebol e a FC Diez também negociam renovações com patrocinadores. Com suas marcas exibidas durante os jogos, os contratos são valorizados e podem atingir montantes maiores.
Na Sul-Americana, Globo e SBT têm disputa igual à da Libertadores. Há ainda algumas propostas para TVs ou streaming pagos, cujos nomes não foi possível descobrir. Mas essa faixa de canais fechados tem sido mais disputada do que a Aberta.
Há ofertas inclusive para que os jogos da Sul-Americana fossem só em TVs fechadas. Mas a tendência é que a Conmebol e a FC Diez optem por um modelo que inclua a TV Aberta por uma maior exibição e distribuição do conteúdo.
Os resultados das concorrências das duas competições continentais devem sair até o final da semana.
- Acompanhe os destaques do dia no esporte na Live do Danilo e do Vitão:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.