• ENTRE
Topo

Libertadores - 2022

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalĂ­sticas reconhecidas e confiĂĄveis.

Globo bate SBT e retoma os direitos da Libertadores para TV aberta

Libertadores voltarĂĄ a ser transmitida pela Rede Globo na TV aberta - Getty Images
Libertadores voltarĂĄ a ser transmitida pela Rede Globo na TV aberta Imagem: Getty Images

12/05/2022 18h31Atualizada em 16/05/2022 15h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email invĂĄlido

Com Marcel Rizzo

A Globo retomou o direito de transmitir a Libertadores em TV aberta a partir de 2023 ao vencer a concorrĂȘncia feita pela Conmebol. Na TV fechada, ESPN e Paramount levaram os dois pacotes que incluem todos os jogos da competição. O site OneFootball ficou com os highlights.

Continua apĂłs publicidade

A decisĂŁo foi referendada pelo Conselho da Conmebol em reuniĂŁo nesta tarde de quinta-feira (12). Foi a conclusĂŁo de um processo de concorrĂȘncia conduzido pela agĂȘncia FC Diez, parceira da confederação. Houve um salto no valor total arrecadado: a Conmebol conseguirĂĄ US$ 1,5 bilhĂŁo pelo ciclo da Libertadores em quatro anos com os direitos do Brasil e AmĂ©rica do Sul.

A Conmebol e a agĂȘncia decidiram dividir os direitos da Libertadores e Sul-Americana em quatro pacotes cada. Havia um de TV Aberta, dois de TV fechada e um de highlights (melhores momentos). A produção de imagem Ă© feita pela prĂłpria Conmebol.

No caso da TV aberta, Globo e SBT passaram para o segundo round. A emissora carioca, em sua proposta, se comprometeu a exibir os patrocinadores da Libertadores em suas transmissĂ”es, em medida inĂ©dita. E ganhou a concorrĂȘncia para retomar a competição apĂłs romper o contrato anterior. O SBT apostava no trunfo de ter salvado a Conmebol quando a Globo abandonou o contrato anterior: assumiu os direitos da Libertadores por trĂȘs anos.

Houve uma disputa acirrada pelos pacotes de TVs fechadas com vårios concorrentes. Ao final de um primeiro round, sobraram ESPN (Disney), Paramount e Amazon para uma segunda disputa. A ESPN, que jå detinha os direitos, ficou com um dos pacotes, e a Paramount, com outro. O site OneFootball levou os highlights da competição.

A volta da Globo para a Libertadores ocorre cerca de um ano e meio depois de a emissora romper o contrato da Conmebol. Durante a pandemia, a emissora avisou à entidade que queria rescindir o acordo com o objetivo de reduzir o valor. A confederação sul-americana, no entanto, decidiu escolher outra emissora para transmitir, no caso o SBT

AlĂ©m disso, a Conmebol entrou com um processo contra a Globo para cobrar prejuĂ­zos pelo rompimento do contrato. A ação se desenrolava em uma corte arbitral na Suíça. No final, houve um acordo para a emissora carioca pagar em torno de US$ 40 milhĂ”es para a Conmebol como indenização. Assim, poderia voltar a fazer parte das concorrĂȘncias.

Depois disso, a Globo decidiu tornar estratégica a retomada da Libertadores. Fez propostas para TV aberta e TV fechada. Mas ficou fora da corrida na TV fechada.

A ESPN manteve os direitos que jå tem da Libertadores, enquanto a novidade foi a Paramount. A intenção do canal é bombar com o seu streaming pago Paramount +. As duas emissoras vão dividir 155 partidas da Libertadores.

Com a definição de hoje, Globo e ESPN tĂȘm os direitos de transmitir a grande final da Copa Libertadores, enquanto a Paramount sĂł poderĂĄ transmitir o VT. JĂĄ a Recopa, que coloca frente a frente o campeĂŁo da Libertadores e da Copa Sul-Americana, serĂĄ transmitida com exclusividade pelo canal fechado do Grupo Disney.

  • Acompanhe os destaques do dia no esporte na Live do Danilo e do VitĂŁo:

Seja o primeiro a comentar

Essa ĂĄrea Ă© exclusiva para vocĂȘ, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e nĂŁo o UOL, Ă© o responsĂĄvel pelo comentĂĄrio. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentĂĄrios.

publicidade