Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Equilibrada, Série A tem Palmeiras como líder de menor pontuação em 18 anos

Jogadores do Palmeiras reunidos com a comissão técnica depois do gol pelo Brasileirão - GettyImages
Jogadores do Palmeiras reunidos com a comissão técnica depois do gol pelo Brasileirão Imagem: GettyImages

30/05/2022 12h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Guardiola costuma dizer que um time pode perder o campeonato de pontos corridos nas oito primeiras rodadas. O que significa, na realidade, que neste estágio dá para ter um cenário do campeonato na fórmula todos contra todos. Pois o indicativo do Brasileiro da Série A de 2022 é de uma competição com liderança de pontuação baixa e equilíbrio.

Líder da competição, o Palmeiras tem a a pontuação mais baixa ao final de oito rodadas nos últimos 18 anos de competição. São os mesmos 15 pontos de Atlético-MG e Corinthians. Só em 2004, com o Criciúma, o líder da Série A estava neste patamar de pontos. Havia ponteiros com mais pontuação em todas as edições dos pontos corridos.

Não, esse texto não é para dizer que o Palmeiras é um líder de desempenho fraco. Sua pontuação reflete uma realidade do início deste Brasileiro, de equilíbrio, sem que nenhum time se destaque. O time de Abel Ferreira é o que obteve o melhor rendimento/resultado por pequena margem.

A diferença do líder para o 10o colocado (América-MG) é de apenas quatro pontos. De novo, só no Brasileiro de 2004, também embolado no início, havia uma distância menor entre o primeiro colocado e aquele na 10a posição na tabela.

Neste sentido, trata-se de um campeonato extremamente aberto para todos os times. Pelo histórico, na oitava rodada, um time precisa ter uma distância de no máximo de seis pontos até a ponta para se manter na briga pelo título. Neste caso, teoricamente, haveria possibilidades até de uma reação para o Goiás, que ocupa a 15a posição.

Ou seja, pela atual tabela, quase nenhum time "perdeu" o campeonato nas oito rodadas início. E todos estão absolutamente embolados na busca por ganha-lo com pouca ou nenhuma vantagem sobre os outros. É óbvio que há favoritos como Palmeiras, Galo e Flamengo pelos elencos que possuem, pelo desempenho recente. Mas isso já era assim antes do início do Brasileiro.