Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

VAR errou ao não indicar revisão de choque em Gabigol, diz comissão da CBF

Gabigol em ação pelo Flamengo durante partida contra o Inter, válida pelo Campeonato Brasileiro - ALVARO BUENO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Gabigol em ação pelo Flamengo durante partida contra o Inter, válida pelo Campeonato Brasileiro Imagem: ALVARO BUENO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

13/06/2022 12h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A CBF divulgou os áudios do VAR do jogo entre Internacional e Flamengo em que houve dois lances discutíveis de penalidade. O VAR não viu falta em braçada dada por zagueiro em Gabigol, mas a comissão de arbitragem considerou que deveria ter recomendado a revisão. Já, no pênalti para o Internacional, a árbitra de vídeo viu toque faltoso de Matheuzinho.

No primeiro lance, Gabriel Mercado dá com braço na cara de Gabigol na área. Nem o árbitro Bráulio Machado nem a árbitro de vídeo Daiane dos Santos viram a ação como faltosa. O jogador rubro-negro quebrou um dente.

Na divulgação do VAR, um narrador afirma que deveria ter sida recomendada uma revisão do lance: "(VAR) Interpreta a ação como não faltosa, concordando com o árbitro, quando deveria ter recomendado uma revisão".

No áudio, Daiane afirma: "Braulio, o defensor buscar uma referência tá, com o braço dele, não tem gatilho, não tem uma ação faltosa, pode jogar." Ela assiste ao lance mais de dez vezes. Como resposta, Bráulio afirma: "Inclusive eu o adverti para que tenha mais cuidado. Fiz a verbal aqui com ele." Ou seja, Bráulio não falta, mas advertiu o zagueiro.

Foi divulgado também o vídeo do pênalti marcado sobre o colorado Pedro Henrique em lance com o rubro-negro Matheuzinho. Na revisão, Daiane afirma que há um calço do lateral com a perna direita em contato com a perna direita de Pedro Henrique.

A câmera de trás dos dois jogadores, que não foi mostrada na transmissão, de fato mostra um toque. A queda do jogador do Internacional, no entanto, ocorre posteriormente após um choque de uma perna sua com a outra. A árbitra de vídeo Daiane dos Santos entende que a ação de Matheuzinho que leva a sua queda e confirma que o toque ocorreu dentro da área. "Bráulio, pênalti checado e confirmado", diz Daiane.