Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Por que o Red Bull Bragantino questiona linha torta do VAR contra Botafogo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Red Bull Bragantino reclama da linha de impedimento traçada pelo VAR em um dos seus gols anulados no jogo diante do Botafogo. Haverá um questionamento formal a CBF porque o entendimento é de que a linha foi traçada erroneamente, sem ser paralela ao fundo do campo. A CBF ainda não se pronunciou.
Quando a partida estava empatada sem gols, o meia-atacante Arthur recebeu uma bola na ponta direita e fez o gol (veja abaixo). A linha foi traçada pela equipe comandada pelo árbitro Wagner Reway e apontou impedimento. Só que a imagem exibida pela TV mostra que as linhas do VAR não estão paralelas às faixas do gramado de tons verde-escuro e verde-claro.
A questão é que a diretoria do Red Bull levantou outros dois lances de impedimento no estádio em Bragança e as linhas de VAR traçadas estão, sim, paralelas às faixas do campo. Mais: as faixas são feitas por uma máquina de corte de grama e são exatamente paralelas à linha de fundo, e perpendiculares às linhas laterais. Todas as imagens acessadas pelo blog do campo do Red Bull mostram as cores paralelas à linha de fundo e da área.
Quem trabalha com o VAR, inclusive, explica que as faixas de corte são usadas como referência na calibragem do equipamento, justamente com a linha de fundo.
Além disso, o Red Bull entende que, na realidade, Kanu seria o último homem do Botafogo e deveria ser a referência para traçar a linha de impedimento. Outro problema é que a CBF não apresentou durante a transmissão a imagem da linha sendo traçada ao vivo como prometera a chefia da comissão de arbitragem.
O clube de Bragança considera portanto que está claro que a linha foi traçada errada pela equipe de Reway. Não há certeza se Arthur estava em condição ou não de jogo, isto é, se o gol é legal. O mecanismo teria de ser refeito.
Desde que está funcionamento, o VAR da CBF já foi questionado por não funcionar em jogos por falta de calibragem, por errar a marcação do tempo da bola para verificar o impedimento ou o último homem da defesa.
Questionado, o chefe da comissão de arbitragem, Wilson Seneme, ainda não respondeu sobre a análise do lance, nem a CBF divulgou imagens da análise do VAR.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.