Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Ferj fecha com empresa para negociar Carioca sem falar com os clubes
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) fechou com a empresa Brax para negociar os direitos do Campeonato Carioca. O negócio foi feito sem comunicar os grandes clubes do Rio de Janeiro, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, que são os detentores dos direitos como mandantes.
Nos últimos dois anos, os direitos do Carioca vinham sendo negociados pela Sportsview. Houve contratos de TV aberta com a Record, que venceu em 2022, e de distribuição de pay-per-view em diversos canais. Clubes reclamaram do baixo nível de receita: atingiu cerca de R$ 40 milhões na atual temporada.
A Ferj entrou em litígio com a Sportsview no início do ano. O presidente da federação, Rubens Lopes, confirmou que cedeu a Brax - empresa que é a junção da Market Sport, Esportecom e Printac, tornou-se a nova responsável pela comercialização dos direitos. Essa companhia é especializada em negociação de direitos de placas, com boa parte dos contratos dos clubes no Brasileiro.
Segundo Rubens Lopes, foram cedidos os direitos pertencentes à Ferj, sem mencionar os clubes. Pela Lei do Mandante, cada time tem os direitos dos seus jogos em casa, isto é, os clubes precisam concordar com a cessão dos seus jogos para serem comercializados.
O blog apurou que os quatro clubes grandes do Rio — Botafogo, Vasco, Fluminense e Flamengo — não sabiam desse movimento. Havia um movimento tímido dos grandes times do Estado para se juntarem e debaterem sobre os direitos do Carioca.
Agora, terá de haver uma conversa com a Ferj para saber como fica a comercialização dos direitos do Estadual. Um dos pontos é negociar os direitos de TV aberta por renovação com a Record ou abrir concorrência - a emissora pagou R$ 15 milhões pela última temporada. Os direitos de PPV estavam sendo negociados de forma pulverizada, seja por operadoras, seja pelas TVs dos clubes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.