Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Del Nero chama clubes de egoístas por criar Liga em mensagem a federações

Marco Polo Del Nero começou a vida no futebol no Palmeiras - Alan Lima/MoWA Press
Marco Polo Del Nero começou a vida no futebol no Palmeiras Imagem: Alan Lima/MoWA Press

10/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com Igor Siqueira

Banido do futebol pela Fifa por acusação de propina, o ex-presidente da CBF Marco Polo Del Nero enviou uma mensagem por internet a presidentes de federações criticando a Liga que está sendo montada para organizar o Brasileiro. Ele defendeu que as 40 agremiações são "egoístas" e querem "ter um comando do futebol" sem passar por eleição na CBF. Ouvido pelo blog, o dirigente alega que não é contra a Liga, mas que é a favor que esta seja criada dentro da confederação.

Desde o meio do ano passado, os clubes acertaram que tentariam criar a Liga. Foi criada uma entidade chamada Libra (Liga de Clubes do Brasil), em meio de 2022, e há outro grupo formando a Liga Forte Futebol. Ambos negociam um acordo para fundar a Liga. O atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, se pronunciou a favor da nova entidade e promete apoiar que organizem as Séries A e B do Brasileiro.

Del Nero afirmou ter enviado a mensagem a cinco pessoas, dois deles dirigentes de federação estaduais e três outros ex-cartolas. Segundo ele, foi uma resposta a um amigo que mencionou matéria da Carta Capital sobre a Liga. No texto de sua mensagem, o ex-presidente da CBF critica os clubes como egoístas e que podem falir. Veja o texto abaixo:

"Continuo achando que o grupo que lidera a proposta de uma Liga pretende ter um comando no futebol, pois acha impossível conseguir no processo eleitoral da CBF. Daí a proposta de um outro caminho. Já pensou qual diferença da CBF de uma LIGA? TOTAL DIFERENÇA, diríamos os da Liga, são egoístas pois querem dividir o dinheiro entre 40, os da CBF cuidam de tudo, dos amadores e do profissional, ajuda os estados mais pobres e fomenta toda a cadeia futebol de forma social nacional. Talvez, apenas talvez, haja um erro no processo de se tornar presidente da CBF. Talvez apenas isso! Mas quem esteve no comando do futebol ou está, a fez crescer e o futebol organizado com competições, hoje em torno de 20. E os da Liga, igual ao Clube dos 13, poderão falir, como já faliram, pois ali prevalece o egoísmo de cada clube/nação. Lembre-se q dentro da CBF e do seu Estatuto existe uma Comissão de Clubes. Eles escolhem o grupo q vai cooperar, orientar por mudanças, dirigir seus interesses econômicos e desportivos. Bem aqui há de se falar que essa COMISSÃO é eleita todos os anos e os representantes presidentes de Clubes. Durante esses anos, NADA fizeram, mas poderiam ter feito o que exatamente querem na suposta LIGA, trazer caminhos na busca de mais dinheiro. Por ora é só."

Questionado pelo blog, Del Nero afirmou que não fez críticas à Liga, nem disse que os clubes querem tomar o poder na CBF. "Não sou contra a Liga, sou contra criar uma outra associação, pois no estatuto da CBF existe um ordenamento que dá aos clubes os poderes que querem ter numa Liga. Fui eu que sugeri, e foi aprovado pelos clubes de todas as séries e após em AG, que essa COMISSÃO tem os poderes que ora buscam na Liga, mas dentro da CBF", disse ele, por meio de mensagem enviada ao colunista.

O blog ouviu vários presidentes e dirigentes de federações, sendo que dois deles confirmaram ter recebido a mensagem. A mensagem foi enviada nos últimos dez dias. Entre aqueles que falaram com a reportagem, disseram que Del Nero não tem mais influência nas posições das federações sobre a Liga.

O ex-presidente da CBF, por sua vez, nega esteja iniciando um movimento contra a Liga. Mas não é a primeira vez que ele atua de forma para influenciar nas decisões da confederação. Em março de 2022, articulava manter o peso maior dos votos das federações sobre os clubes. E também tentou interferir na eleição da CBF que elegeu Ednaldo Rodrigues, que declara estar afastado do ex-dirigente.

Os Tribunais da Fifa baniram Del Nero de forma definitiva de todas as atividades relacionados ao futebol (administrativas, esportivas e outras quaisquer) em nível nacional ou internacional. Sua condenação foi por quatro artigos do Código de Ética da Fifa: corrupção e propina; oferecer e aceitar presentes e outros benefícios; lealdade; e regras gerais de conduta. Posteriormente, no CAS (Tribunal Esportivo), a pena foi reduzida para 20 anos de banimento.

A CBF mantém a posição de apoio à Liga.