Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Palmeiras já tem a terceira melhor campanha da história do Brasileiro

Jogadores do Palmeiras comemoram gol marcado sobre o Coritiba em jogo do Campeonato Brasileiro - Ettore Chiereguini/AGIF
Jogadores do Palmeiras comemoram gol marcado sobre o Coritiba em jogo do Campeonato Brasileiro Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Líder isolado do Brasileiro, o Palmeiras tem a terceira melhor campanha da história dos pontos corridos até a 30ª rodada. E, se mantiver o rendimento atual, o time acabaria o campeonato como o segundo melhor da Série A em todos os tempos.

A tabela mostra este Palmeiras com 66 pontos, com 12 de vantagem para o Internacional. Só um hecatombe tira o título, já que Colorado teria de fazer 12 ou 13 pontos a mais do que líder em oito rodadas para ser campeão - o time alviverde também tem vantagem em vitórias, primeiro critério de desempate.

A taça pode ser obtida com uma campanha histórica. Para este estágio do campeonato, o Palmeiras tem a terceira melhor campanha, abaixo apenas do Flamengo-2019 (71 pontos) e Fluminense-2012 (68 pontos).

Se mantiver o aproveitamento atual no restante da Série A - 72,2% dos pontos -, terminará com a terceira maior pontuação do Brasileiro de pontos corridos. Explica-se: o time alviverde precisa de 16 dos 24 pontos em disputa para atingir 82 no total. Assim, superaria o Corinthians-2015 que é o terceiro melhor da história da Série A. Para atingir a pontuação do Atlético-2021 precisaria de mais dois pontos e para chegar no Flamengo-2019 seria necessário ganhar todos os jogos e, ainda assim, o número de vitórias seria menor.

Nesta rodada, o Palmeiras já tem desempenho superior a times dominantes no Brasileiro como o Atlético-MG-2021 (65 pontos), o Corinthians-2015 (64 pontos) e o São Paulo-2007 (63 pontos).

Não é à toa que o Palmeiras se coloca nesta posição. Sua defesa é a terceira melhor da história dos pontos corridos considerados 30 jogos disputados. O time alviverde sofreu 20 gols, mesmo número do Corinthians de 2017.

A melhor defesa continua a ser a do São Paulo de Muricy Ramlaho, em 2007, com apenas 11 gols sofridos nesta rodada, e a segunda é a do Fluminense de Abel Braga, em 2012, com 19 gols sofridos.

O ataque também tem um número bom dentro do contexto da Série: são 52 gols. É o sexto melhor dos pontos corridos.

Em sua caminhada atrás da campanha histórica, o Palmeiras enfrenta dois times do topo da tabela, Internacional e Athletico, e um clássico com o São Paulo. Ainda há o América-MG entre os 10 primeiros.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, o Corinthians-2015 tem a terceira melhor pontuação do Brasileiro de pontos corridos. O erro já foi corrigido.