Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fifa promete novo projeto de Mundial de clubes, mas não definiu próximo

Gabigol ergue o troféu da Libertadores durante o cortejo do trio elétrico do Flamengo no Centro do Rio - Gilvan de Souza / Flamengo
Gabigol ergue o troféu da Libertadores durante o cortejo do trio elétrico do Flamengo no Centro do Rio Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

20/11/2022 10h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fifa planeja apresentar um novo modelo de Mundial de Clubes. Pelo menos foi o que informou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, em reunião com membros do Conselho da Fifa. Mas não sabe quando isso acontecerá até porque a entidade não definiu ainda data e local da próxima edição da competição que terá a presença do Flamengo.

Em seu mandato, Infantino pregou o final do Mundial de Clubes no atual formato, a última edição seria disputada em 2022. Anunciou uma nova fórmula que envolvia 24 clubes em uma edição a cada quatro anos. Houve forte resistência especialmente dos times europeus e ele recuou da ideia.

Em reunião no Qatar, Infantino afirmou que apresentaria em breve um novo formato para o campeonato. Não deu nenhum detalhe de como seria para os membros do Conselho da Fifa. Entre as federações, ainda há desconfiança sobre se desta vez o plano irá adiante.

A questão é convencer os times europeus sobre o calendário e ter financiamento para a competição.

Ao mesmo tempo, a Fifa ainda não definiu a realização do Mundial de Clubes de 2022, que terá o formato antigo. Há uma possibilidade de a data ser entre 1 e 11 de fevereiro em Abu Dhabi, segundo fontes da entidade. É a sede mais provável diante de obstáculos para outros lugares. Mas não há nada certo ainda.

Entre as presenças certas, estão o campeão da Libertadores, Flamengo, e da Champions, Real Madrid. Não há uma indefinição sobre o campeão asiático já que a competição continental só acaba em fevereiro.

Se o Mundial for disputado em fevereiro, terá de ser revisto calendário de competições sul-americanas como a Recopa.