Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tite formaliza saída da seleção na terça, CBF começa a demitir comissão

Tite ao lado da comissão técnica da seleção na convocação para a Copa do Mundo - Lucas Figueiredo/CBF
Tite ao lado da comissão técnica da seleção na convocação para a Copa do Mundo Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

14/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com Gabriel Carneiro

A CBF começou a desmontar a comissão técnica da seleção brasileira que atuou na Copa do Qatar-2022. Houve as primeiras demissões nesta sexta-feira após o período de férias dos funcionários. A previsão é de que o técnico Tite formalize sua saída da confederação na próxima terça-feira, assim como os seus auxiliares técnicos mais próximos.

Havia uma decisão do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, de não manter a estrutura no entorno de Tite após a queda diante da Croácia, nas quartas-de-final da competição. A comissão técnica era considerada inchada e a intenção é uma reforma do departamento de seleções da entidade.

No Mundial, a delegação brasileira tinha 74 pessoas, sendo 26 jogadores. Pela informação na CBF, irão sair todos.

Nesta sexta-feira, foram demitidos alguns dos membros como o assessor de imprensa da seleção, Vinicius Rodrigues, entre outros funcionários, cujas férias já acabaram. A legislação trabalhista não permite saídas nas férias. Na terça-feira, será a vez de Tite ir à CBF para formalizar sua saída. Seus auxiliares técnicos mais próximos vão assinar seus desligamentos no mesmo dia.

Ainda na terça-feira, haverá um encontro entre Ednaldo e o diretor de seleções, Juninho Paulista. Ainda não foi definida sua situação. Mas a tendência é também de que o dirigente saia da CBF.

Ao mesmo tempo, Ednaldo já iniciou a movimentação para buscas do novo técnico da seleção. A prioridade é um treinador da Europa de renome.

Além da comissão técnica, houve outras saídas na CBF. A diretora jurídica, Samantha Longo, deixou seu cargo durante a semana.