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Série B tem concorrência com direitos de TV fatiados como Libertadores
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A Série B tem uma concorrência pelos seus direitos com modelo similar ao da Libertadores, com pacotes de jogos e de plataformas. O sistema foi traçado pela agência IMG, contratada pela CBF. Há a expectativa de que empresas como Globo e ESPN, entre outras, vão apresentar proposta nesta semana por fatias da competição.
A Globo detinha todos os direitos da Série B até a edição de 2022 quando se encerrou o contrato. A emissora não demonstrou interesse em manter toda a competição pela qual pagava mais de R$ 200 milhões.
Em outubro, a CBF chamou os clubes para resolver a questão já que se aproximava a data da competição. Decidiu-se por contratar a IMG para traçar o modelo de concorrência da Série B ouvindo as emissoras. A agência optou por uma negociação com diferentes pacotes de jogos como foi feito na Libertadores.
Há uma quantidade de jogos para a TV Aberta, e grupos de partidas para plataformas fechadas, que podem ser streaming ou TV Fechada. Além disso, há uma previsão de um pay-per-view, que pode ser adquirido por um veículo ou pode ser operado pela própria IMG.
O modelo interessou a própria Globo em relação ao pacote de TV Aberta, e há expectativa de que outras emissoras entrem na concorrência. Na TV Fechada, a ESPN também demonstrou interesse, embora ainda não seja certo uma proposta.
Há um detalhe: podem ser feitas propostas para um contrato de dois anos ou quatro anos. Se forem fechados acordos para quatro anos, isso terá um impacto nas negociações da Liga de clubes, ainda em formação. Isso porque os modelos da Libra (Liga de Clubes do Brasil) e da LFF (Liga Forte Futebol) preveem a inclusão das Séries A e B no pacote.
Uma das possibilidades para resolver a questão é que o contrato de direitos da Série B negociado agora pela IMG ser incorporado como ativo da futura liga, como forma de resolver essa questão.
A data final para a apresentação de ofertas pela Segundona é em 19 de janeiro, isto é, na próxima quinta-feira.
A comissão de clubes da Série tinha demonstrado preocupação com o tema pois estavam sem a garantia de receita do campeonato, que tem seu início em abril. Isso afeta significativamente a capacidade de investimento dos times. A arrecadação no último ano era de cerca de R$ 8 milhões por clubes.
Mas, com o andamento da concorrência feita pela IMG, os clubes enxergam que há boas perspectivas para a venda de direitos. Mas só haverá certeza nesta próxima semana quando a empresa apresentar para os times as propostas feitas pelas emissoras.
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