Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Debate sobre rebaixados do Brasileiro gera divergências dentro de ligas
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A disputa sobre o número de rebaixados no Brasileiro, vista no Conselho técnico da CBF, gerou uma divisão dentro dos dois grupos formados pelos clubes para liga. Times da Libra tiveram a iniciativa de propor diminuir o número de times que cairiam para a Série B, mas nem todos aderiram. Já, na Liga Forte Futebol, o bloco de times se desfez para discutir essa questão.
Curiosamente, a Liga e LFF têm propostas de ter apenas três rebaixados na Primeira Divisão do Brasileiro, no campeonato que seria organizado a partir de 2025.
Foram os 11 clubes da Libra que mandaram um ofício para a CBF para pedir pela redução imediata do número de times que seriam rebaixados já em 2023. Foi até elaborado um estudo pelo Cruzeiro mostrando que a medida daria maior estabilidade aos clubes. Ao mesmo tempo, todos os times da Série B assinaram um comunicado dizendo ser contra a ideia. Na Segundona, há sete times da Libra.
No caso da Liga Forte Futebol, fracassou a tentativa de posição em bloco de todos os times. Na segunda-feira, quando o assunto esquentou, dirigentes da LFF diziam que haveria uma deliberação interna e que todos votaria e se colocaria unidos na questão.
Mas, pouco antes da reunião da Série A, os times da Segundona se posicionaram contra a redução de rebaixados. Na Série B, há 11 times da LFF, enquanto são nove clubes na Segundona.
Como se sabe, a CBF rechaçou votar agora a diminuição de times na Segundona alegando que deveria haver um debate mais amplo, com todas as divisões. Haverá discussões em reuniões de clubes a partir de maio.
Diante da divisão, não ficou claro se os dois grupos de ligas adotarão posição unânime para o futuro sobre o número de rebaixados, nem agora, nem em uma futura liga. Nem se as propostas para uma futura Liga ainda são válidas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.