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Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

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Série B tem dinheiro só para metade da cota, CBF negocia acordo para salvar

Taça da Série B do Brasileirão - Lucas Figueiredo/CBF
Taça da Série B do Brasileirão Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

16/02/2023 16h01

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Com Igor Siqueira

As propostas para os direitos de TV da Série B em 2023 garantem apenas metade dos valores pagos pela Globo no ano passado. A melhor oferta, feita pela Brax, é de R$ 120 milhões de garantia, quando o contrato global era o dobro. Aos clubes, a CBF acenou que garantirá a cota do ano passado. Para isso, a entidade está com uma negociação avançada com uma TV e um patrocinador por contrato de quatro anos.

A Globo pagava entre R$ 200 milhões e R$ 250 milhões pelos direitos da Série B até o ano passado. Isso garantia a cada clube uma cota entre R$ 8 milhões e R$ 9 milhões por ano.

No ano passado, a emissora sinalizou que não queria renovar nos mesmos moldes e tinha interesse só em um pacote de jogos para o pay-per-view. A CBF e a IMG iniciaram um processo de concorrência pelos direitos de TV da Série B.

Só que as propostas na disputa foram baixas, totalizando apenas R$ 80 milhões, entre plataformas fechadas e abertas. Isso apesar de sete veículos terem apresentado alguma oferta.

Depois disso, a Brax - que é a agência de direitos de comerciais (placas) da Copa do Brasil, das Série A e B - sinalizou com uma garantia de R$ 120 milhões para assumir a comercialização dos direitos de TV da Segundona. Essa foi a melhor oferta apresentada pela CBF em reunião com os clubes no Conselho Técnico.

Havia grande preocupação entre os times sobre como fechariam a conta do ano com metade do dinheiro.

Na reunião da Série B, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, sinalizou que se envolveria para resolver o problema e garantir a mesma cota do ano passado aos times. Pelo menos três clubes da Série B ouvidos pela reportagem entenderam que Ednaldo Rodrigues bancaria a diferença com dinheiro da entidade.

Na realidade, a CBF tem reuniões para viabilizar a competição comercialmente por meio de um acordo com TV e patrocinador. Essa negociação está avançada. A ideia é ter uma operação casada entre o patrocinador e a TV Aberta que garantiria o valor em torno de R$ 200 milhões.