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Conmebol mira expandir competições de clubes para mercado dos EUA
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A Conmebol tem um plano de expansão das competições de clubes e de seleções para o mercado dos EUA. O primeiro passo foi o acordo para realização da Copa América de 2024 no país norte-americano e um campeonato entre clubes de todo o continente. Mas a intenção é que isso seja o início do plano.
Dirigentes da Conmebol avaliam que os direitos das competições da América do Sul, Libertadores e Sul-Americana podem estar perto do teto em valores com a última venda do ciclo de quatro anos. O montante atinge em torno de US$ 1,5 bilhão (R$ 7,8 bilhões) pelo período. Houve um crescimento de 20%.
Agora, a intenção da Conmebol é entrar no mercado do EUA por meio de um acordo de cooperação com a Concacaf. É uma estratégia diferente da Uefa, por exemplo, que estuda uma expansão de suas competições mais valiosas para tomar uma parte do mercado. A Fifa também está de olho no maior centro econômico para esportes.
O primeiro pé no Norte do continente foi, juntamente com a Copa América, um torneio de quatro clubes, chamado de "Final four". São dois times de cada confederação, classificados pelos torneios continentais. Além disso, o Mundial de Fifa terá uma disputa de quartas de final entre vencedores da Libertadores e da Champions da Concacaf.
Pela visão da Conmebol, há enorme potencial nos EUA pela grande presença de latinos no país. Brasileiros, por exemplo, vão torcer para os times nacionais, não para europeus ou equipes da MLS. E o mesmo valeria para torcedores mexicanos. Isso cria potencial econômico para uma competição de clubes.
Isso vai significar que um dia a Libertadores pode ter times dos EUA e a volta dos mexicanos? Poderá ter jogos no Norte do continente? É cedo para responder essas perguntas, mas é certamente uma possibilidade já que os EUA tornaram-se a nova fronteira para os negócios de futebol.
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