Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Flamengo de Landim já havia tentado Sampaoli e negociou em paralelo a Jesus

Colunista do UOL

14/04/2023 22h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O namoro da atual gestão do Flamengo com Jorge Sampaoli é antigo e já rendera algumas conversas entre as partes. Quando houve a queda de Vitor Pereira, a diretoria conversou em paralelo com Sampaoli enquanto tentava o almejado Jorge Jesus. Ao ver a situação do time, na derrota para o Maringá, intensificou para fechar o contrato.

A primeira tentativa da gestão Landim de contratar o treinador argentino foi após a queda de Paulo Souza. Antes de acertar com Dorival Jr, houve uma consulta ao técnico argentino que então tinha contato com o Olympique de Marsella.

Naquele momento, Landim teve uma conversa com Sampaoli por um período longo, isto é, conhecia bem suas ideias. A impressão do técnico argentino no dirigente foi bastante positiva, tanto que sempre teve o seu nome em mente.

Antes disso, em 2015, o grupo de situação do Flamengo - que na época era de oposição - também teve uma conversar com o técnico argentino. Ocandidato Wallim Vasconcelos e o atual presidente do Conselho de Administração, Luiz Eduardo Baptista, fecharam um pre-contrato com ele.

Desta vez, após a queda de Vitor Pereira, o Flamengo fez uma negociação em paralelo entre Jesus e Sampaoli. Houve um contato com o treinador argentino para saber se ele gostaria de vir para o Flamengo, e a resposta foi positiva. Enquanto isso, o clube rubro-negro falava com Jesus na Turquia para saber sobre sua liberação.

Havia uma intenção da diretoria do Flamengo para esperar por uma semana pelo técnico português. A data limite era o jogo da Libertadores diante do Nublense quando se teria uma ideia do desempenho do time com Mario Jorge.

Mas a atuação ruim diante do Maringá fez com que Landim desistisse da espera pelo temor de perder a temporada. A partir daí, desde de manhã da sexta-feira, Landim, o vice-presidente de Futebol, Marcos Braz, e o diretor Bruno Spindel estiveram em negociação intensa com Sampaoli por vídeo.

A intenção era fechar o mais rápido possível a negociação. Ao final do dia, foi acertado o contrato até o final de 2024 anunciado para a torcida. Sampaoli deve chegar ao Brasil no domingo, mas não treina o time contra o Coritiba. Sua estreia está prevista para a partida conta Nublense, na Libertadores, justamente aquela que selaria o destino entre ele e Jesus no Flamengo.