Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Após veto a Allianz em Copa, CBF libera patrocínio em estádio no Brasileiro

Patrocinadores do Palmeiras no banco do Allianz, vetados na Copa do Brasil, puderam ser exibidos no Brasileiro - Ettore Chiereguini/AGIF
Patrocinadores do Palmeiras no banco do Allianz, vetados na Copa do Brasil, puderam ser exibidos no Brasileiro Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

17/04/2023 12h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A CBF tinha vetado patrocinadores de estádios nos jogos da Copa do Brasil como aplicação de um novo dispositivo do Regulamento Geral de Competições. No Brasileiro, a entidade adotou postura diferente e liberou os parceiros comerciais das arenas, tanto os de naming rights quanto o de publicidade de outras marcas.

O RGC prevê, em seu artigo 43, que não seriam permitidas as exibições de marcas comerciais em arquibancadas e cadeiras. Ou seja, só se poderia ver patrocínios das placas. Esse regulamento vale para todas as competições, incluindo o Nacional.

Só que há uma diferença entre o Brasileiro e a Copa do Brasil, o primeiro tem sua parte comercial negociada pelos clubes e o segundo, pela CBF. Por isso, havia uma dúvida dos gestores de estádio de como a confederação agiria depois de vetar patrocínios na Copa do Brasil. Mandou até cobrir a marca Allianz Parque.

Inicialmente, a confederação até tinha indicado que valeria a mesma regra da Copa do Brasil no Brasileiro. Mas houve contrariedade dos gestores de estádios com o veto na competição mata-mata pela potencial perda de receita.

E o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, não gostou da repercussão à proibição de parceiros comerciais. Pediu que houvesse uma análise mais aprofundada da aplicação da regra do RGC.

No final de semana, foram liberados todos os patrocinadores nos estádios, inclusive as marcas do Allianz Parque. Com isso, valeram os mesmos procedimentos do Brasileiro do ano passado.