Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Flamengo repete início fraco do Brasileiro sob Landim ao entrar no Z4

Cebolinha, atacante do Flamengo - Thiago Ribeiro/AGIF
Cebolinha, atacante do Flamengo Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colunista do UOL

09/05/2023 03h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Flamengo ficou na zona de rebaixamento, na 17ª posição, com só três pontos, após a conclusão 4ª rodada do Brasileiro. Não é um acaso. Na gestão de Rodolfo Landim, mesmo quando é campeão, o time tem campanhas fracas no início do campeonato.

Ressalte-se que não é uma exclusividade do atual presidente. Historicamente o Flamengo vai melhor nos finais dos campeonatos do que nos inícios, com algumas temporadas de exceção.

Após a derrota no domingo para o Athletico, a posição do Flamengo na zona de rebaixamento foi determinada pelo empate entre Fortaleza e Corinthians, que ultrapassou a equipe carioca. No ano passado, o time rubro-negro ficou uma rodada na zona de degola na 6ª. Em 2020, foram três rodadas entre os quatro últimos, com a ressalva de que uma delas foi após o primeiro jogo.

No geral, o Flamengo tem desempenhos inferiores no início em relação ao restante do Brasileiro. O blog usou como referência as oito primeiras rodadas para efeito de comparação, é uma marca usada por Guardiola, treinador do Manchester City. Para o técnico catalão, é possível perder o título de torneios de pontos corridos neste período por se distanciar da ponta.

Pois bem, no primeiro ano de Landim, em 2019, o Flamengo terminou a oitava rodada em 6º lugar, a oito pontos do líder Palmeiras. O time ganhou, sim, o título com o desempenho mais espetacular já visto nos pontos corridos nacionais no comando de Jorge Jesus. Ele estreou na 10ª rodada após demissão de Abel Braga.

No ano seguinte, o Flamengo terminou as oito primeiras rodadas como 5º colocado, com 14 pontos. Estava a três pontos do líder no campeonato mais equilibrado dos últimos anos. Na virada do turno, o técnico Dome foi demitido, Rogério Ceni assumiu e levou o time à taça.

Em 2021, de novo, o Flamengo largou com um desempenho abaixo do seu nível médio no campeonato. Marcou 14 pontos e estava em 5º, a quatro pontos do líder. Houve troca de técnico de novo — Ceni por Renato —, mas o Atlético-MG disparou e o time foi vice.

Em 2022, o Flamengo estava na 8ª colocação, com 12 pontos, no mesmo estágio da Série A. Estava a três pontos do líder. Logo depois, Paulo Sousa saiu para ser substituído por Dorival Jr. O Palmeiras disparou e o Flamengo terminou o campeonato em 5º lugar.