Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

CBF consulta Vinicius Jr antes de confirmar amistoso da seleção na Espanha

Colunista do UOL

23/05/2023 15h36

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com Igor Siqueira

A CBF consultou o atacante Vinicius Jr e decidiu confirmar o amistoso da seleção em Barcelona. Para a confederação, o jogador do Real Madrid, que tem sido alvo de ataques racistas na Espanha, não fez objeção à partida. Com isso, a confederação vai assinar em breve o contrato para realização do jogo, que já estava em negociação há dois meses.

A programação de um jogo em Barcelona e outro em Lisboa, na próxima data-Fifa, é bem anterior ao episódio mais recente de racismo contra Vinicius Jr em Valencia. A negociação é feita há dois meses pela CBF e seus parceiros comerciais. A ideia era anunciar as partidas no início desta semana.

No domingo, Vinicius Jr foi alvo de gritos e cantos racistas no estádio do Valencia, em episódio que gerou uma debate entre Brasil e Espanha em relação ao racismo.

Antes disso, a confederação acertava logística e parte comercial para assinar os contratos dos jogos. Com o episódio de racismo contra Vinicius Jr., a CBF decidiu consultar o atacante que não se opôs à partida. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, tem se mantido próximo do jogador desde o início do caso de racismo. A informação foi publicada primeiro pelo Globo Esporte e confirmada pelo blog.

Dentro da confederação, há uma ideia de transformar a partida em um evento anti-racista. Mas a parte comercial do jogo também já estava adiantada.

A entidade já enviou ofícios e criticou o presidente de La Liga, Javier Tebas. Foi chamado de omisso pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues