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Clubes atingem recorde de R$ 1,3 bi com receita de jogos; Flamengo lidera
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Os clubes brasileiros atingiram um recorde de arrecadação com Match Day (dia de jogo) em 2022: obtiveram R$ 1,3 bilhão. O valor está indicado em levantamento da consultoria EY, que incluiu bilheteria das partidas e programas de sócios-torcedores. É a primeira vez que esses dois itens superam o patamar bilionário no Brasil.
A receita com Matchday voltou a ser significativa no caixa dos clubes depois de dois anos de restrições de público por causa da pandemia de covid. Em 2020 e 2021, a arrecadação com esses itens chegou, respectivamente, a apenas R$ 523 milhões e R$ 613 milhões.
Mas o resultado do ano passado também representa um aumento em relação a 2019, ano anterior à pandemia. Naquela temporada, os clubes obtiveram uma receita de jogo de R$ 952 milhões (R$ 1,171 bilhão em valor corrigido pela inflação). E o valor daquela temporada já era 20% maior do que o de 2018.
Com isso, cresce a importância da arrecadação de jogo que é de 17% do total da receita receita. A receita fica atrás da obtida com venda de jogadores (R$ 1,6 bilhão) e direitos de TV e premiações (R$ 2,9 bilhões). Essa proporção indica um amadurecimento do mercado brasileiro.
O Brasileirão atingiu sua terceira maior média de público com 21.646 em um movimento de crescimento que se verifica desde a Copa-2014, com exceção dos anos de restrição da pandemia. Nos campeonatos nacionais, o Flamengo atingiu 1,315 milhão de público, e o Corinthians, 946 mil.
Não por acaso o time rubro-negro tem a maior arrecadação de Matchday, com R$ 199 milhões em 2022. Para se ter ideia, esse patamar é o dobro da média obtida pelo clube nos anos entre 2015 e 2019.
É seguido pelo Palmeiras com R$ 144 milhões de arrecadação. O sócio-torcedor do clube atingiu 182.710 membros, segundo a EY.
Com a volta do público aos estádios plenamente, os programas de sócio-torcedor recuperaram membros.
Outros destaques são o Cruzeiro e o Fortaleza. O time mineiro, apesar de estar na Série B em 2022, conseguiu R$ 71 milhões em receita com bilheteria e sócio. Já o Fortaleza, que tem alta média de público no Castelão, conseguiu entrar no top 10 de arrecadação com R$ 54 milhões.
Veja abaixo a lista dos top 9 em arrecadação com matchday:
- Flamengo - R$ 199 milhões
- Palmeiras - R$ 144 milhões
- Corinthians - R$ 129 milhões
- São Paulo - R$ 89 milhões
- Athletico-PR - R$ 79 milhões
- Inter - R$ 77 milhões
- Cruzeiro - R$ 71 milhões
- Atlético-MG - R$ 68 milhões
- Fortaleza - R$ 54 milhões
- Grêmio - R$ 53 milhões
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